O IBGC conta com o apoio de voluntários e de uma equipe de cerca de 70 colaboradores. Todos os cargo-chave da organização integram o plano de sucessão de lideranças, permanentemente acompanhado pelo Comitê de pessoas – órgão que auxilia o conselho de administração emitindo recomendações e opiniões sobre desenvolvimento e aprimoramento de políticas de atração e retenção de talentos, sucessão, avaliação de desempenho e treinamento de equipe. Conheça nosso time:

Conselho de administração

 

Leila Abraham Loria

Presidente - Mandato até março de 2022

Presidente do conselho de administração no exercício 2021/22. É uma das idealizadoras do curso sobre compliance e governança do IBGC, onde participa ativamente das atividades. Atualmente ocupa cargos em conselhos de administração e consultivos. Formada em administração pela FGV- SP, tem também MBA no mesmo curso pela UFRJ. Com 36 anos de experiência como executiva e CEO, participou do board de empresas familiares e multinacionais de capital aberto, nos segmentos de varejo, mídia e telecomunicação – entre elas a Telefônica, onde foi diretora executiva, e TVA, onde foi presidente. Além disso, integrou o grupo de estudos de Governança Asiática da Jornada Técnica de 2017.

Iêda Aparecida Patricio Novais

Vice-presidente - Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e do comitê de auditoria e riscos. É associada ao IBGC desde 2008, além de conselheira de administração e fiscal certificada. Atualmente, é  membro independente do conselho de administração e coordenadora do Comitê de Auditoria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanístico do Estado de São Paulo (CDHU) e membro do WomenCorporateDirectors (WCD). Com mais de 40 anos de experiência profissional, foi sócia e executiva em empresas como KPMG, BDO (e empresas Trevisan), Mariaca & Associates, Lee Hecht Harrison, InterSearch, e D’Art Merchandising e Comunicação. É bacharel em Comunicações com especialização em Relações Públicas e licenciatura no mesmo segmento pela Faculdade de Educação e Pedagogia da USP, com PECs em Planejamento Estratégico de Negócios e Terceiro Setor pela FGV-SP e Governança em Gestão de Riscos pela Risk University.

Israel Aron Zylberman

Vice-presidente - Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e do comitê de pessoas. Participa do IBGC desde 2006, onde passou pelas comissões temáticas Sustentabilidade e Governança e Ética, além de ter integrado a comissão que apoia a gestão na confecção do Congresso Anual. É diretor executivo do Instituto Cyrela, professor de Ética Empresarial e Sustentabilidade na FIA Business School e na FIPE. É membro de vários conselhos de administração e consultivos de organizações da sociedade civil. Foi diretor de Engenharia da Companhia Siderúrgica Paulista, secretário municipal em Campinas (SP) e sócio-diretor de várias empresas de médio porte. Formado em Engenharia pela Universidade Mackenzie, tem também MBA pela USP/FIA e programas executivos em Harvard, MIT, Bentley, Northwestern, Cambridge-UK e EM-Lyon.

Armando de Azevedo Henriques

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração do IBGC e associado desde 2010. É CEO da Angra Energy Partners, membro do conselho de administração da Vix Logística e presidente do Conselho Consultivo da Ecom Energia. Foi conselheiro de administração da Duke Paranapanema, Comgás, Metrogás (Argentina), além de várias outras empresas fechadas e instituições como o ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico. Foi CEO da Duke International, Duke Brasil, BG Group Argentina, Itália, Espanha e Brasil. Tem experiência multicultural com 16 anos trabalhando e morando no exterior. É formado em Engenharia Química pelo IME -Instituto Militar de Engenharia, tem MBA pela COPPEAD-UFRJ e cursos de Advanced Management por Wharton (UPenn), Nuclear Reactor Technology pelo MIT.

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e coordenador do comitê de auditora e riscos. É conselheiro de administração independente, com ênfase em infraestrutura e finanças. Atua em empresas de capital fechado e aberto e em entidades ligadas a negócios e sustentabilidade, tanto no Brasil quanto no exterior. Também é administrador de recursos de terceiros pela CVM. Tem especialização em gestão pela London Business School, em governança pelas Universidades de Chicago/Stanford e IMD e em sustentabilidade pelas Universidades de Cambridge e York. Engenheiro civil, MSc em planejamento energético e DSc em História e Filosofia da ciência, com MBA executivo em Finanças. Foi executivo de finanças e desenvolvimento de negócios em empresas de capital fechado, holdings e em organização do terceiro setor.

Claudia Elisa Soares

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração do IBGC e associada desde 2017. É conselheira de administração independente e possui certificação por experiência pelo IBGC, atuando com ênfase em Estratégia & Inovação, Gestão de Performance e RH e Dinâmicas Grupais. Atua ou atuou como conselheira de administração em empresas de capital aberto e fechado (Even, Totvs, Arezzo &Co, Grupo GS&, DM Card e Prefeitura de São Paulo) e teve uma carreira executiva de mais de 30 anos em empresas de alta performance como AmBev, GPA, Viavarejo, Votorantim Cimentos, Fnac e EMS Farma, onde ocupou posições C-level (CEO, CFO, CHRO e SVP Strategy). É graduada em Administração de Empresas pela PUC-RJ, possui MBA em General Management no INSEAD e MBA em Recursos Humanos na FIA-SP. Fala 5 idiomas e tem vários cursos de especialização em Harvard, MIT, Tavistock Institute e IBGC.

Gabriela Baumgart

Mandato até março de 2022

Gabriela, terceira geração de família empresária, atualmente é Conselheira de Administração do Grupo Baumgart e membro do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade, do Grupo que engloba os empreendimentos Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte, Novotel Center Norte, Instituto Center Norte, Vedacit e Fazendas Reunidas Baumgart. Trabalhou 18 anos como executiva na Cidade Center Norte. Atualmente é Conselheira de Administração do IBGC, do SBVC, emérita do Capitalismo Consciente, do MAM e da Track&Field. Iniciou sua carreira como conselheira aos 35 anos como presidente do conselho deliberativo da Abrasce, seguindo depois em conselhos de outras empresas como a Piccadilly&Co., Transportes Ouro e Prata entre outras empresas e organizações. É embaixadora Endeavor desde 2015 e participa do Grupo Mulheres do Brasil desde sua fundação. Em 2014, se certificou como conselheira de administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atua como mentora de empresários pelo WW da EY, pela Endeavor e por sua empresa G2B. Também atua como advisor em governança. Co-fundadora do Fundo Dona de Mim, fundo de microcrédito para mulheres empresárias.

Henrique Luz

Mandato até março de 2022

Ex-presidente e atual membro do conselho de administração do IBGC. É associado ao IBGC desde 2004, além de conselheiro de administração certificado IBGC. Atua como membro independente de conselhos de administração e consultivos. Trilhou uma carreira de 43 anos na PwC, sendo 32 como sócio e 24 como vice-presidente, retirando-se em 2018. Especializado em auditoria, foi sócio responsável por trabalhos em grandes empresas abertas, multinacionais e de controle familiar. Como executivo, liderou, de 1994 a 2018, as áreas de Estratégia, Expansão, Branding, e as especializações pelos diversos segmentos de indústria, tendo tido assento nos comitês globais respectivos. Recentemente especializou-se em Conflict Mediation, pela Harvard Law School e cursou Key Converging Technologies, na Singularity University.

Leonardo Wengrover

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e coordenador geral do Capítulo Rio Grande do Sul. Também atua como professor do instituto. É sócio fundador da W Advisors Engenharia Financeira, onde assessora clientes nos processos de gestão e preservação do patrimônio. Frequenta conferências nacionais e internacionais sobre gestão do patrimônio familiar nacionais e integra conselhos de entidades sociais. É gestor valores mobiliários pela CVM. Graduado em engenharia civil e especializado em economia e finanças pela PUC-RS e pela Wharton Business School. Anteriormente, foi responsável pelo estabelecimento e desenvolvimento de escritórios de gestão patrimonial de três diferentes bancos internacionais no Sul do Brasil.