Conheça nosso time

O IBGC conta com o apoio de voluntários e de uma equipe de cerca de 70 colaboradores. Todos os cargo-chave da organização integram o plano de sucessão de lideranças, permanentemente acompanhado pelo Comitê de pessoas – órgão que auxilia o conselho de administração emitindo recomendações e opiniões sobre desenvolvimento e aprimoramento de políticas de atração e retenção de talentos, sucessão, avaliação de desempenho e treinamento de equipe. Conheça nosso time:

Conselho de administração

Henrique Luz

Presidente - Mandato até março de 2022

Presidente do conselho de administração no exercício 2019/20. É associado ao IBGC desde 1997, além de conselheiro de administração certificado IBGC (CCIe). Atua como membro independente de conselhos de administração e consultivos. Trilhou uma carreira de 43 anos na PwC, sendo 32 como sócio e 24 como vice-presidente, retirando-se em 2018. Especializado em auditoria, foi sócio responsável por trabalhos em grandes empresas abertas, multinacionais e de controle familiar. Como executivo, liderou, de 1994 a 2018, as áreas de Estratégia, Expansão, Branding, e as especializações pelos diversos segmentos de indústria, tendo tido assento nos comitês globais respectivos. Recentemente especializou-se em Conflict Mediation, pela Harvard Law School e cursou Key Converging Technologies, na Singularity University.

Leila Abraham Loria

Vice-presidente - Mandato até março de 2022

Vice-presidente do conselho de administração no exercício 2019/20. É uma das idealizadoras do curso sobre compliance e governança do IBGC, onde participa ativamente das atividades. Atualmente ocupa cargos em conselhos de administração e consultivos. Formada em administração pela FGV- SP, tem também MBA no mesmo curso pela UFRJ. Com 36 anos de experiência como executiva e CEO, participou do board de empresas familiares e multinacionais de capital aberto, nos segmentos de varejo, mídia e telecomunicação – entre elas a Telefônica, onde foi diretora executiva, e TVA, onde foi presidente. Além disso, integrou o grupo de estudos de Governança Asiática da Jornada Técnica de 2017.

Armando de Azevedo Henriques

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração do IBGC e associado desde 2010. É CEO da Angra Energy Partners, membro do conselho de administração da Vix Logística e presidente do Conselho Consultivo da Ecom Energia. Foi conselheiro de administração da Duke Paranapanema, Comgás, Metrogás (Argentina), além de várias outras empresas fechadas e instituições como o ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico. Foi CEO da Duke International, Duke Brasil, BG Group Argentina, Itália, Espanha e Brasil. Tem experiência multicultural com 16 anos trabalhando e morando no exterior. É formado em Engenharia Química pelo IME -Instituto Militar de Engenharia, tem MBA pela COPPEAD-UFRJ e cursos de Advanced Management por Wharton (UPenn), Nuclear Reactor Technology pelo MIT.

Iêda Aparecida Patricio Novais

Vice-presidente - Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e do comitê de auditoria e riscos. É associada ao IBGC desde 2008, além de conselheira de administração e fiscal certificada. Atualmente, é  membro independente do conselho de administração e coordenadora do Comitê de Auditoria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanístico do Estado de São Paulo (CDHU) e membro do WomenCorporateDirectors (WCD). Com mais de 40 anos de experiência profissional, foi sócia e executiva em empresas como KPMG, BDO (e empresas Trevisan), Mariaca & Associates, Lee Hecht Harrison, InterSearch, e D’Art Merchandising e Comunicação. É bacharel em Comunicações com especialização em Relações Públicas e licenciatura no mesmo segmento pela Faculdade de Educação e Pedagogia da USP, com PECs em Planejamento Estratégico de Negócios e Terceiro Setor pela FGV-SP e Governança em Gestão de Riscos pela Risk University.

Israel Aron Zylberman

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e do comitê de pessoas. Participa do IBGC desde 2006, onde passou pelas comissões temáticas Sustentabilidade e Governança e Ética, além de ter integrado a comissão que apoia a gestão na confecção do Congresso Anual. É diretor executivo do Instituto Cyrela, professor de Ética Empresarial e Sustentabilidade na FIA Business School e na FIPE. É membro de vários conselhos de administração e consultivos de organizações da sociedade civil. Foi diretor de Engenharia da Companhia Siderúrgica Paulista, secretário municipal em Campinas (SP) e sócio-diretor de várias empresas de médio porte. Formado em Engenharia pela Universidade Mackenzie, tem também MBA pela USP/FIA e programas executivos em Harvard, MIT, Bentley, Northwestern, Cambridge-UK e EM-Lyon.

Leonardo Wengrover

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e coordenador geral do Capítulo Rio Grande do Sul. Também atua como professor do instituto. É sócio fundador da W Advisors Engenharia Financeira, onde assessora clientes nos processos de gestão e preservação do patrimônio. Frequenta conferências nacionais e internacionais sobre gestão do patrimônio familiar nacionais e integra conselhos de entidades sociais. É gestor valores mobiliários pela CVM. Graduado em engenharia civil e especializado em economia e finanças pela PUC-RS e pela Wharton Business School. Anteriormente, foi responsável pelo estabelecimento e desenvolvimento de escritórios de gestão patrimonial de três diferentes bancos internacionais no Sul do Brasil.

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração e coordenador do comitê de auditora e riscos. É conselheiro de administração independente, com ênfase em infraestrutura e finanças. Atua em empresas de capital fechado e aberto e em entidades ligadas a negócios e sustentabilidade, tanto no Brasil quanto no exterior. Também é administrador de recursos de terceiros pela CVM. Tem especialização em gestão pela London Business School, em governança pelas Universidades de Chicago/Stanford e IMD e em sustentabilidade pelas Universidades de Cambridge e York. Engenheiro civil, MSc em planejamento energético e DSc em História e Filosofia da ciência, com MBA executivo em Finanças. Foi executivo de finanças e desenvolvimento de negócios em empresas de capital fechado, holdings e em organização do terceiro setor.

Claudia Elisa Soares

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração do IBGC e associada desde 2017. É conselheira de administração independente e possui certificação por experiência pelo IBGC, atuando com ênfase em Estratégia & Inovação, Gestão de Performance e RH e Dinâmicas Grupais. Atua ou atuou como conselheira de administração em empresas de capital aberto e fechado (Even, Totvs, Arezzo &Co, Grupo GS&, DM Card e Prefeitura de São Paulo) e teve uma carreira executiva de mais de 30 anos em empresas de alta performance como AmBev, GPA, Viavarejo, Votorantim Cimentos, Fnac e EMS Farma, onde ocupou posições C-level (CEO, CFO, CHRO e SVP Strategy). É graduada em Administração de Empresas pela PUC-RJ, possui MBA em General Management no INSEAD e MBA em Recursos Humanos na FIA-SP. Fala 5 idiomas e tem vários cursos de especialização em Harvard, MIT, Tavistock Institute e IBGC.

Gabriela Baumgart

Mandato até março de 2022

Membro do conselho de administração do IBGC e associada desde 2011. Foi coordenadora da Comissão de Empresas de Controle Familiar do instituto de 2018 a março de 2020. Atualmente, é coordenadora do Comitê de Estratégia e Inovação da Cidade Center Norte, que engloba os empreendimentos Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte, Novotel Center Norte e Instituto Center Norte, localizados em São Paulo, e membro do Comitê de Sócios do Grupo Baumgart, onde foi executiva por 18 anos. Também atuou como conselheira independente na Piccadilly, na Viação Ouro e Prata até janeiro de 2020, e na SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) até o momento presente. Participou do programa de mentoring Diversidade em Conselho, iniciativa do IBGC, Women Corporate Directors (WCD), International Finance Corporation (IFC) e B3, que busca ampliar a diversidade de gênero nos colegiados brasileiros. Gabriela é empresária com ampla experiência em varejo, estratégia, governança corporativa, marketing e gestão de empresa familiar. Iniciou sua formação em Direito pela USP; é pós-graduada em Administração de Empresas e possui MBA em Gestão de Shopping Centers, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); especializou-se em Empreendedorismo, na Babson College Boston; e Administração para Presidentes (OPM 45), na Harvard Business School. Atua ainda como mentora de empresários para a revista Exame PME, para a Endeavor e para o programa “Winning Women” da EY.