O IBGC conta com o apoio de voluntários e de uma equipe de cerca de 70 colaboradores. Todos os cargo-chave da organização integram o plano de sucessão de lideranças, permanentemente acompanhado pelo Comitê de pessoas – órgão que auxilia o conselho de administração emitindo recomendações e opiniões sobre desenvolvimento e aprimoramento de políticas de atração e retenção de talentos, sucessão, avaliação de desempenho e treinamento de equipe. Conheça nosso time:

Conselho de administração

 

Gabriela Baumgart

Presidente - Mandato até março de 2024

Gabriela é membro do conselho de administração do IBGC desde 2020 e no instituto já atuou como coordenadora da Comissão de Empresas de Controle Familiar (2018-2020). É conselheira de administração e integrante do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Baumgart e faz parte da terceira geração da família empresária. Sua atuação em conselhos de administração se estende por organizações como a  Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o Instituto de Apoio ao Grupo Mulheres do Brasil, o Museu de Arte Moderna de São Paulo,  Track & Field e o Instituto Center Norte. Embaixadora Endeavor desde 2015, participa do Grupo Mulheres do Brasil, desde a sua fundação, onde é co-fundadora do Fundo Dona de Mim, fundo de microcrédito para mulheres empresárias.

Leonardo Pereira

Vice-presidente - Mandato até março de 2024

Engenheiro e economista, é ex-presidente da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), foi coordenador do comitê de reparação da Vale e conselheiro administrativo do Fundo Garantidor de Crédito.  

Leonardo Wengrover

Vice-presidente - Mandato até março de 2024

Leonardo é membro do conselho de administração do instituto desde 2019 e já atuou na coordenação do Capítulo Rio Grande do Sul. É sócio fundador e CEO da W Advisors Family Office, conselheiro fiscal do Instituto Renner e da Unifacisa Centro Universitário. Também atua como gestor e consultor financeiro de Valores Mobiliários.

Alberto Messano

Mandato até março de 2024

Alberto é graduado em Economia e Administração de Empresas, com especialização em Business Strategy pelo instituto IMD, na Suíça. É conselheiro de administração e conselheiro fiscal certificado pelo IBGC, onde atuou como diretor-financeiro estatutário e coordenador da Comissão de Estratégia.  Também é presidente do conselho da Efeso Consulting.

Cristina Pinho

Mandato até março de 2024

Cristina é conselheira de administração da OCYAN e presidente do conselho do Instituto Luisa Pinho Sartori. Trabalha em várias frentes pela diversidade de gênero e racial nas empresas e é conselheira certificada pelo IBGC e em ESG pelo Competent Boards. Trabalhou por 31 anos na Petrobras, foi subsecretaria de óleo, gás e energia do RJ e diretora executiva do IBP. É formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Engenharia Mecânica, tem MBA em Columbia, FGV e COPPEAD.

Deborah Wright

Mandato até março de 2024

Débora é administradora pela FGV e atuou como executiva durante 30 anos. Ocupou posição de presidência executiva em empresas como Kraft Suchard Foods, Kibon, Tintas Coral, Parmalat Brasil, Amelia.com.br (e-commerce do Grupo Pão de Açúcar) e Ipsos Brasil. Foi vice-presidente do Grupo Abril de Comunicações e sua atuação em conselho contempla organizações como Escola Graduada de SP, o Hospital Samaritano e Lojas Renner, nesta última presidiu o Comitê de Sustentabilidade. Trabalhou no Conselho Consultivo da Eurofarma S.A. e, desde 2017, participa do conselho do Banco Santander do Brasil, onde também coordena o Comitê de Remuneração e é membro do Comitê de Nomeação e Governança. Engajada na promoção da equidade de gênero e diversidade, no IBGC foi vice-coordenadora da Comissão de Estratégia.

Eduardo Shakir Carone

Mandato até março de 2024

Eduardo é fundador e CEO da Atlas Governance, empresa de tecnologia para conselhos de administração na América Latina. Foi gestor de fundos de private equity e real estate em companhias privadas e empreendimentos imobiliários. Como conselheiro, atuou em 25 organizações nos últimos 15 anos e possui certificações do IBGC e Fundação Dom Cabral, bem como especializações em governança corporativa, pela Kellogg Scholl of Business (Northwestern University) e Harvard Business School.

João Laudo de Camargo

Mandato até março de 2024

João é sócio sênior do Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados e no IBGC atua como coordenador geral do Capítulo Rio de Janeiro. É conselheiro de administração no BNDES e já foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de já ter atuado como membro do Conselho de Administração do IBGC. Atua há mais de 40 anos na área de Direito Empresarial, com sólida experiência na realização de operações estruturadas (project finance) e outras relacionadas com o mercado de capitais.

Sérgio Mindlin

Mandato até março de 2024

Sérgio é fundador e conselheiro de administração do Instituto Akatu. Atua como conselheiro da Fundação Roberto Marinho e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP). Fundador do Instituto Ethos, foi conselheiro e presidente do conselho da organização. No IBGC, já foi membro das comissões de Ética na Governança e de Sustentabilidade, atuou no Colegiado Independente Recursal (CIR), no Colegiado de Apoio ao Conselho – Conduta (CAC-C). Sua carreira também é marcada pela atuação como diretor-presidente da Fundação Telefônica e da Fundação Abrinq; diretor-presidente e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A.; membro do Conselho da Fundación Telefónica do Peru, das fundações Abrinq e Jari (ex Orsa), e do GIFE.