O que diz a ISO 37000 da Governança em Organizações?

Recém-publicada, norma foca em 11 princípios para exercício da boa governança de forma integrada

  • 29/09/2021
  • Gabriele Alves
  • Pelo Mundo

Em 14 de setembro, foi publicada a ISO 37000:2021 Governança de Organizações que estabelece uma referência única para que organizações e seus órgãos diretivos, independentemente do tamanho, tenham uma linguagem, princípios e práticas integrados para o exercício da boa governança. O novo padrão foi desenvolvido pelo ISO/TC309, comitê técnico que foi fundado em 2016 para padronizar na área os aspectos relacionados à direção, controle e responsabilidade das organizações. Seu secretariado é mantido pelo The British Standards Institution, órgão nacional de padrões ISO para o Reino Unido. A norma contou ainda com o trabalho de especialistas de 77 países ao redor do mundo que são indicados pelos organismos membros da ISO.

O que a ISO 37000 apresenta?

De acordo com informações divulgadas no site do comitê criador da norma, sua aplicação é global a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho, localização, estrutura ou finalidade. Mas o padrão fornece princípios e aspectos-chave das práticas, sobretudo aos órgãos de governo a fim de orientar as organizações sobre como cumprir com suas responsabilidades e seu propósito. Inclusive, o padrão descreve como isso requer uma abordagem cuidadosa que considere o engajamento das partes interessadas e uma visão sistêmica, de longo prazo e proativa, incluindo as oportunidades e riscos para que a organização permaneça viável ao longo do tempo.

A ISO 37000 também reforça a necessidade crítica de supervisão eficaz, em particular por meio de um sistema de controle interno bem definido e processos de garantia confiáveis. A responsabilidade, como princípio da boa governança, é destacada em todos os níveis e, para o padrão, nem os membros do corpo diretivo nem aqueles a quem o poder foi delegado estão acima da lei.

Segundo o descritivo, o corpo diretivo é, em última instância, responsável pelas ações e omissões da organização, portanto, os órgãos diretivos precisam garantir e definir funções e responsabilidades para que tenham um sistema de prestação de contas e relatórios que funcione bem. A ISO 37000 enfatiza ainda que os líderes devem definir o tom para uma cultura organizacional ética e precisam considerar o uso estratégico e responsável dos dados, além de decisões transparentes e alinhadas com as expectativas mais amplas da sociedade.

Escopo e princípios da boa governança

Em 11 princípios, a ISO 37000 reuniu orientações aos conselhos para tomarem melhores decisões de governança, considerando a sustentabilidade a longo prazo como o mais importante. Confira a seguir:

1. Objetivo: razão de existência de todas as perspectivas

2. Modelo de valor: os elementos que compõem a criação e geração de valor necessários para cumprir o propósito

3. Estratégia: direcionar e engajar estratégias de acordo com o modelo de geração de valor

4. Supervisão: supervisionar o desempenho organizacional e garantir que a organização atenda a todas as expectativas

5. Prestação de contas: responsabilizar aqueles a quem o corpo diretivo tem autoridade

6. Engajamento das partes interessadas: engajar as partes interessadas e atender às expectativas

7. Liderança: arranjos de liderança éticos e eficazes

8. Dados e decisões: os dados como recurso para a tomada de decisões

9. Governança de risco: o efeito da incerteza no propósito organizacional e nos resultados estratégicos

10. Responsabilidade social: tomada de decisão transparente alinhada com expectativas mais amplas da sociedade

11. Viabilidade e desempenho ao longo do tempo: permanecer viável ao longo do tempo sem comprometer as gerações atuais e futuras

Entenda o processo de trabalho até a publicação

O trabalho preliminar da norma ISO 37000 foi conduzido pelo grupo de trabalho do comitê  por cerca de um ano, de 2016 a 2017 e está descrito no site oficial do órgão (veja aqui).

Em outubro de 2017, TC309 estabeleceu um Grupo de Trabalho diversificado sob a liderança da Dra. Victoria Hurth e Dr. Axel Kravatzky como co-coordenadores, e Dave Adamson (BSI) como secretário. Este grupo de trabalho era representativo de uma ampla seção transversal de países desenvolvidos e em desenvolvimento de todas as regiões geográficas do mundo e foi criado para liderar o desenvolvimento do padrão ISO usando o ciclo de desenvolvimento de quatro anos. O trabalho dos membros do grupo de trabalho, então, progrediu nas seguintes etapas:

* Com o desenvolvimento de vários projetos de trabalho dentro do GT1 durante o curso do primeiro ano.

* Em seguida, com a votação de uma minuta do comitê pelos membros participantes do TC/309 em 2018. A minuta foi aprovada na primeira submissão junto com 858 comentários gerais, editoriais e técnicos com sugestões de melhorias. Cada comentário foi considerado e respondido e o consenso se aprofundou.

* O Draft International Standard (DIS) foi votado para todos os 164 membros da ISO em 2019. O DIS foi aprovado na primeira apresentação com 544 comentários sugerindo melhorias. O consenso foi construído por meio de uma discussão ampla e detalhada sobre como lidar com cada comentário.

* A votação do Final Draft International Standard (FDIS) por todos os 164 membros da ISO aconteceu em 2021. O FDIS foi aprovado por unanimidade (100%), com 124 comentários editoriais para melhoria

Para acessar a ISO completa, clique aqui 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC