Maioria dos associados aprova mudanças no processo eleitoral do CA

Alterações foram votadas pelo total de 1056 associados e passam a valer nas eleições de março de 2022. Veja o que muda

  • 20/10/2021
  • Gabriele Alves
  • IBGC Comunica

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada on-line no último dia 18 de outubro, foi deliberado pela maioria dos associados votantes um conjunto de mudanças no sistema eleitoral do conselho de administração (CA) do IBGC.  Ao todo, participaram da votação 1056 associados e as medidas aprovadas pela maioria serão implementadas a partir das eleições de 2022, respeitando o prazo do processo eleitoral e as disposições transitórias.

Mudanças para a eleição de 2022

Entre essas medidas, destaca-se a alteração na forma de indicação e votação dos candidatos a membros do conselho de administração do IBGC. No formato atual, os associados escolhem candidatos entre os inscritos, independentemente das recomendações do colegiado de apoio.

Na próxima eleição, a partir das deliberações feitas em assembleia, os associados decidirão se aprovam a composição indicada pelo colegiado – que passará a se chamar Colegiado de Apoio ao Conselho - Indicação (CAC-I) – ou se votarão em no mínimo 3 e no máximo 9 candidatos de sua livre escolha.

A composição indicada é um dos destaques da proposta e tem por objetivo sugerir potenciais candidatos ao conselho de administração entre os associados certificados, incluindo a representatividade de capítulos regionais e comissões do IBGC, levando em consideração a matriz de competências e os desafios estratégicos do instituto, etapa que, entre as mudanças, contará com uma consultoria especializada em recrutamento de executivos e conselheiros.

"O associado será soberano para escolher a composição que ele acha mais indicada. Na eleição, primeiro ele vai dizer se ele apoia a composição sugerida. Se ele não apoiar, o processo oferece a oportunidade de votar livremente nos demais candidatos de sua preferência”, esclareceu Richard Blanchet, durante a assembleia.

Blanchet –  que atualmente é coordenador do grupo de trabalho que elaborou a proposta –  reitera ainda que, o novo modelo aprovado assegura a eleição de um conselho alinhado às recomendações do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, mas sem a utilização de chapas, eleições indiretas ou vetos às candidaturas individuais. Para ele, trata-se de um processo transparente que reflete a força dos associados do instituto, cuja participação se deu ativamente nos últimos meses, em especial na consulta aos associados, realizada em abril e em dois webinars, para esclarecimento de dúvidas e escuta, promovidos em 14 de abril e 28 de setembro de 2021, esse último na data em que se iniciou a votação da proposta deliberada na presente assembleia.

Outras mudanças aprovadas

Além da mudança de indicação e votação dos candidatos ao CA, foi deliberado o aumento do prazo máximo de mandato. Os integrantes do conselho de administração poderão cumprir mandato de dois anos, com possibilidade de duas reeleições, totalizando prazo máximo de mandato de seis anos. Além disso, o Colegiado de Apoio ao Conselho - Governança e Indicação (CAC-GI) passa a adotar a denominação Colegiado de Apoio ao Conselho - Indicação (CAC-I) e o órgão ficará focado na busca, avaliação de candidatos e sugestão da composição que melhor atende o conjunto de competências e perfis desejados para o próximo mandato.

Com a mudança, o CAC-I teve sua governança reforçada, com a adoção de mandato de dois anos (com até duas reconduções ratificadas em assembleia); além do apoio profissional de consultoria especializada já mencionada para condução das entrevistas e diligências para indicação de candidatos. Também foi deliberada quarentena de três anos para que seus membros possam se candidatar ao conselho de administração do IBGC.

Apuração dos votos e início das candidaturas

Em virtude da pandemia de Covid-19 e das recomendações sanitárias de distanciamento social para preservação da saúde pública no atual cenário, a votação do conjunto de mudanças no sistema eleitoral do CA IBGC teve início em 28 de setembro, eletronicamente, e seguiu até dia 17 de outubro. No dia da assembleia os associados que não haviam votado on-line puderam participar mediante apresentação de documentos que comprovassem seus poderes para participar da Assembleia (no caso de pessoa jurídica), ou por meio do instrumento de mandato para aqueles associados fossem representados por procurador (acompanhado do respectivo instrumento de indicação ou eleição do representante legal do associado signatário da procuração, no caso de pessoa jurídica).

A apuração foi realizada ao vivo e o número de votos para cada item pode ser conferido aqui. De acordo com o estatuto social do instituto, o processo eleitoral terá início ainda este ano, após a consolidação das alterações aprovadas. Todos os associados receberão nas próximas semanas as informações sobre o início das candidaturas – que serão votadas na Assembleia Geral Ordinária (AGO) de março de 2022.





Confira as últimas notícias do Blog IBGC