Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

Com 1789 votos, também foram aprovadas as demonstrações financeiras do exercício 2023 e o orçamento do exercício atual

  • 28/03/2024
  • Da redação
  • IBGC Comunica

Na Assembleia Geral Ordinária do IBGC, realizada em 28 de março, em formato híbrido, na sede do instituto em São Paulo (SP), foram eleitos os membros do conselho de administração para o mandato de 2024/2026. São eles:

Antônio Carlos Bizzo Lima - economista, é conselheiro consultivo na 99Hunters. Já atuou como conselheiro fiscal suplente na BR Mall e conselheiro de administração no BB – Securities. Foi vice-presidente executivo e conselheiro de administração no banco Patagônia (Argentina). É coordenador-geral do capítulo Brasília/Centro-Oeste do IBGC.

Cristina Lucia Duarte Pinho - engenheira mecânica, é conselheira consultiva da Shell do Brasil, conselheira de administração na Northern Technologies USA e presidente do Instituto Luísa Pinho Sartori. Atua no terceiro setor para promoção do desenvolvimento sustentável. Já foi gerente-executiva na Petrobras e, na gestão 2022-2024, foi membro do conselho de administração do IBGC.

Deborah Patricia Wright - administradora de empresas, é conselheira de administração do Banco Santander. Apoiadora da diversidade, já atuou como conselheira independente nas empresas Lojas Renner e Eurofarma Laboratórios. Possui experiência diversificada na indústria de bens de consumo e varejo. Na gestão 2022-2024, foi membro do conselho de administração do IBGC.

Ênio Viana de Arêa Leão - advogado com mestrado em economia pela Universidade Federal do Ceará, é conselheiro consultivo no Grupo Linhares e conselheiro de administração na Fortbrasil Adm. de Cartões de Crédito. Foi presidente no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF- Ceará). É coordenador-geral do capítulo Ceará do IBGC.

Fabio Claro Coimbra - engenheiro mecânico com mestrado e doutorado em administração pela FEA USP. Membro da comissão de governança em instituições financeiras do IBGC, é sócio na PwC (consultoria). Foi funcionário de carreira do Banco Central. Possui experiência em órgãos estatutários de governança.

Maria Cecília Andreucci Cury - administradora de empresas com mestrado em práticas de consumo pela ESPM e doutorado em ciências da comunicação pela USP. Foi membro do conselho diretor da Gávea Angels. É conselheira independente na Guararapes Painéis S/A e membro do comitê de riscos e auditoria do Boticário. Atua na comissão de estratégia do IBGC.

Ricardo Mario Lamenza Alzogaray - administrador de empresas pela Duke University, é conselheiro de administração no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Centro Integração Empresa Escola (CIEE). Foi conselheiro consultivo em Leonardo da Vinci Educação e na CON - Clínica Oncológica. Também atuou como vice-presidente e CEO na Siemens.

Sérgio Ephim Mindlin - engenheiro e doutor em administração pela USP, é conselheiro de administração do Instituto Akatu. Atuou como presidente do conselho de administração do Instituto Ethos. Foi membro das Comissões de Sustentabilidade e de Ética na Governança do IBGC. Também atua como membro do conselho de administração no IBGC.

Simone Petroni Agra - administradora de empresas, é conselheira independente da Blau Farmacêutica e da Ages Bioactive Compounds. Participou da turma quatro do Programa Diversidade em Conselho (PDeC) do IBGC. Foi conselheira Independente da SulAmérica e faz parte da comissão de estratégia e da comissão de governança em saúde do IBGC.

A escolha do presidente do conselho de administração será realizada pelo voto de seus membros, durante a primeira reunião subsequente à AGO. Importante ressaltar que três dos conselheiros eleitos são de Capítulos IBGC: Antônio Carlos Bizzo Lima (Brasília/Centro-Oeste), Cristina Lucia Duarte Pinho (Rio de Janeiro) e Ênio Viana de Arêa Leão (Ceará).


Um novo ciclo na governança do IBGC
Com o total de 1789 votos, foram aprovadas as demonstrações financeiras, o relatório da administração e o parecer do auditor independente, referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2023. Também foi aprovado o orçamento do exercício de 2024.

Ao dar boas-vindas aos associados presentes à AGO, Gabriela Baumgart, presidente do conselho de administração do instituto, lembrou que em 2023 houve um crescimento de 10% nas associações, fechando o ano com um total de 3.441 associados pessoa física e jurídica. “Estamos muito felizes por ter vocês conosco, e destaco que no início deste ano reavaliamos nossas atividades para assegurar o cumprimento de todas as metas previstas no planejamento estratégico desenhado para o período de 2021-2025”, afirmou.

Em meio à sua despedida da presidência do conselho, Gabriela agradeceu a Pedro Melo por seu trabalho na direção geral do IBGC entre 2020 e 2023 – ele atua como diretor de transição até o final deste mês: “Pedro liderou o IBGC em um de seus momentos mais difíceis, durante a pandemia, quando adaptou com maestria sua atuação para um ambiente totalmente remoto, e seu retorno a um mundo transformado pela covid-19”.

Gabriela enfatizou ainda a parceria de toda a gestão do IBGC ao longo do seu mandato, e parabenizou o novo conselho eleito na AGO e também Valeria Café, que assumiu a diretoria geral do instituto. “Confiamos em vocês para levarem a causa da governança ainda mais adiante”, destacou.


Realizações de 2023 e perspectivas 2024
Diretor geral do IBGC, Pedro Melo pontuou as principais realizações de 2023, o que também fizeram as diretorias do IBGC: Adriane dos Santos de Almeida, Desenvolvimento; Márcia Aguiar, Diretora de Marketing e Relacionamento; Reginaldo Ricioli, Operações; e Valeria Café, Vocalização e Influência - ao divulgaram as principais atividades que marcaram suas áreas no ano que passou.

Pedro Melo ressaltou que, somente em 2023, o instituto conseguiu voltar à normalidade, com novas dinâmicas aprendidas durante a pandemia, e entre as muitas ações, ressaltou o lançamento da 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, em todo o país, os cursos presenciais em capítulos, o Governança 360, a participação na COP 2023 e os avanços nas ações relacionadas à diversidade e equidade.

Enquanto nova diretora geral do instituto, Valeria Café apontou a lisura do processo de escolha do sucessor de Pedro Melo, o suporte dele à sua candidatura e agradeceu o apoio de todos os colaboradores. Afirmou que há muito o que fazer, pontuando como exemplos a atuação contínua nos capítulos com mais eventos e cursos presenciais, o lançamento oficial da plataforma on-demand, ainda no primeiro semestre de 2024, a realização da Vivência Samaúma, na Amazônia (6 a 10 de junho), a Jornada Técnica à China (27 de outubro e 6 de novembro), e o 25º Congresso, com data marcada para 8 e 9 de outubro, no Golden Hall, em São Paulo.

O canal do IBGC no YouTube disponibiliza, em breve, a AGO 2024, para associados e interessados acompanharem em detalhes todos os assuntos administrativos tratados durante a assembleia e a eleição do conselho de administração para a gestão 2024/2026.


Despedida de Pedro Melo
Nos últimos meses, em suas movimentações pelo instituto, Pedro Melo tem sido saudado por seus interlocutores, em virtude de sua despedida no cargo de diretor geral. “Tenho agradecido a todos pelo apoio e hoje agradeço ao conselho de administração e aos comitês. Aqui se encerra meu ciclo, e quero agradecer profundamente a todos pelo apoio incondicional a mim e à gestão”. Pedro frisou também os desafios e o novo olhar necessários para o instituto, na estratégia do quinquênio 2026-2030.

Por fim, sobre o processo de sua sucessão, Pedro parabenizou o conselho de administração, o comitê de pessoas e o apoio de especialistas externos pelo trabalho “bastante robusto, como a casa da governança precisa que seja” – e que resultou na nomeação da Valeria Café à direção geral do instituto: “O IBGC está em boas mãos, Valeria, você tem um timaço. Que o IBGC tenha vida longa”.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC