Leonardo Viegas explica atuação e atribuições do CAC-GI

Confira a lista de candidatos e os nomes daqueles que foram recomendados pelo órgão

  • 28/02/2020
  • Equipe IBGC
  • Bate-papo
backgroundImageAlt1

Leonardo Viegas, coordenador do Colegiado de Apoio ao Conselho — Governança e Indicação (CAC-GI) do IBGC

Acreditar na missão de promover a governança corporativa, buscar conhecimentos sobre o tema e estruturar uma rede de contatos de alto nível estão entre os principais motivos de associação ao IBGC, segundo o coordenador do Colegiado de Apoio ao Conselho — Governança e Indicação (CAC-GI), Leonardo Viegas. Para ele, a responsabilidade de quem dirige o conselho de administração da entidade está em viabilizar esses objetivos.

Com a proximidade do processo eleitoral de troca do conselho do IBGC, o último sob as regras da renovação escalonada, o chamado staggered board, Viegas falou ao Blog sobre o trabalho desenvolvido pelo CAC-GI e seu papel durante o processo. Além de Viegas na coordenação, compõem o colegiado os associados e ex-conselheiros do IBGC Eliane Lustosa, Gilberto Mifano, João Verner Juenemann, Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, Maria Helena Santana, Ricardo Setubal e Roberto Faldini.

Confira após a entrevista as indicações do CAC-GI para a eleição a conselheiro do IBGC com mandato até março de 2022:

Blog IBGC: O que é o CAC-GI?

Leonardo Viegas: O Colegiado de Apoio ao Conselho — Governança e Indicação (CAC-GI) do IBGC funciona como uma assessoria ao associado. Apesar do esforço contínuo de divulgação e envolvimento desse público às atividades e estratégias do instituto, muitos deles não conhecem as necessidades diretas que envolvem a composição do conselho de administração. A ideia é compreender o IBGC em profundidade, por isso contamos com oito membros que conhecem bem a dinâmica da entidade e seus rumos, para fazer um match dos candidatos ao conselho com os objetivos reais do IBGC. Trabalhamos para garantir diversidade e unir perfis complementares.

Quais são as suas principais atribuições?

O filtro dos melhores candidatos, com passagens nos mais altos níveis estratégicos das organizações, e o esforço em garantir diversidade de talentos e experiências figuram como nossas principais metas no período de processo eleitoral do conselho de administração do IBGC. Na prática, nós organizamos o processo, o instituto faz uma triagem inicial das fichas de inscrição e depois realizamos entrevistas individuais. O foco é compreender a trajetória desses profissionais e como eles poderão contribuir para o desenvolvimento do instituto e da causa dentro do conselho. O órgão de nomeação e indicação é conhecido no mundo inteiro e atua como um selecionador dos candidatos mais qualificados e daqueles que se ajustarão melhor ao conselho atual. 

E em relação à governança?

O G da sigla CAC-GI nos a atribuição de recomendar práticas adotadas fora do país ou em outros boards, além de orientações e sugestões. No caso da recente extinção do staggered board no IBGC, por exemplo, que previa uma renovação escalonada do conselho, apontamos vantagens e riscos desse sistema. Outro exemplo de mudança que ajudamos a promover está na antiga indicação de conselheiros externos para o conselho. Para este ano, estamos privilegiando os próprios associados e até fazendo uma exigência de dois anos de associação para concorrer ao conselho.

É essencial que haja um alinhamento do candidato ao cargo de conselheiro do instituto em relação a questões como integridade e seriedade. O IBGC vive de sua reputação e do respeito às suas próprias práticas, objetivos e atuações. O IBGC se orgulha de promover uma renovação anual de quase 30% de seu conselho. Buscamos sempre novos conselheiros, não apenas como complementação para promover diversidade, mas também por uma renovação periódica.


Lista de candidatos para o conselho de administração IBGC (mandato 2020-2022):

Armando de Azevedo Henriques
Claudia Elisa Soares     
Gabriela Baumgart
Leonardo P. G. Pereira
Marcelo Gasparino da Silva       
Nelson Luiz Paula de Oliveira
Patrícia Pellini     


Candidatos indicados pelo CAC-GI:

Armando Henriques – Possui relevante experiência internacional como executivo e conselheiro. Teve atuação próxima a órgãos do governo no setor de energia, que pode passar por grandes transformações estruturais no Brasil. Formação acadêmica de ponta e participação em três jornadas técnicas do IBGC no exterior.

Gabriela Baumgart – Coordenadora da Comissão de Empresas de Controle Familiar do IBGC, tem grande experiência tanto em empresas familiares quanto em famílias empresárias. É relevante a sua participação em eventos do IBGC e na disseminação de boas práticas de governança nesse importante setor.

Leonardo P. G. Pereira – Experiência de cinco anos como presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conselheiro e executivo de grandes empresas de capital aberto. Engenheiro e economista, será importante a sua contribuição ao IBGC, em virtude de seu conhecimento de mercado e vivência como regulador de mercado.


O CAC-GI se baseou nos seguintes fatores:

1) A qualificação, a experiência e a contribuição de cada candidato às atividades do IBGC no próximo mandato.

2) O indispensável alinhamento com os princípios, valores e objetivos estratégicos do instituto.

3) A diversificação e complementação de perfis, inteligência emocional e experiências desejáveis ao conselho do IBGC, considerando sua atual composição, na qual seis membros permanecerão.

4) A renovação do quadro de conselheiros, de forma a estimular a participação dos associados que ainda não atuaram no conselho do IBGC


O exercício do direito de voto em assembleia é restrito aos associados do IBGC
..


Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

25/04/2024

IBGC participa do Web Summit Rio 2024

25/04/2024

Conheça novos títulos do Portal do Conhecimento

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?