Segundo Richard Doern, ensino on-line deve acelerar disseminação da governança

Instrutor do instituto vê mais diversidade e networking no ambiente virtual 

  • 02/07/2020
  • Equipe IBGC
  • Bate-papo

Richard Doern, conselheiro de administração e instrutor do IBGC 

Instrutor do tradicional curso de conselheiros de administração do IBGC há nove anos, Richard Doern estreou a plataforma de aulas on-line do instituto em meio à pandemia, no início de abril. De engenheiro de produção a uma carreira executiva e, atualmente, conselheiro de administração de empresas como Track & Field, Grupo Ráscal, Kinoplex e Hospitais Leforte, ele fala ao Blog de sua adaptação ao ambiente de ensino totalmente virtual. Em sua visão, trata-se de uma oportunidade de acelerar a disseminação da governança e de melhores práticas em conselhos de administração. Acompanhe:

IBGC: Quais os diferenciais do curso on-line para conselheiros de administração do IBGC?

Richard Doern: O curso é uma oportunidade de contato e discussão sobre governança com profissionais de todo o Brasil. Já tivemos alunos do Amazonas, do interior do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro. Isso é muito rico, pois garante uma diversidade de experiências e realidades, sem toda a logística tradicional antes despendida nos cursos presenciais.

Quais os principais temas tratados pelo programa?

Falamos sobre o papel, a estrutura e os processos dos conselhos de administração. Também apresentamos conceitos de estratégia empresarial, decisões financeiras, recursos humanos e questões de ética e sustentabilidade, todos temas que um conselheiro deve acompanhar. O curso é indicado para profissionais c-level que pensam em exercer a atividade de conselheiro no futuro, para aqueles que já assumiram cadeira em conselhos nos últimos três anos e também para herdeiros de empresas familiares.

Como fica a questão do networking no ambiente on-line? 

Para reforçar o alcance das interações entre os nossos alunos, criamos nos cursos do IBGC a figura do mentor, profissional responsável por acompanhar as turmas da primeira até a última aula. Eu, por exemplo, sou mentor de três turmas diferentes. Por meio de grupos de WhatsApp, engajamos os alunos a trocar sugestões de leituras e organizamos happy hours virtuais em que discutimos de forma descontraída temas selecionados de governança. Também promovemos encontros on-line entre turmas de edições distintas do curso, para que as pessoas se conheçam e troquem experiências, e convidamos para os debates profissionais externos especiais. Em nosso próximo encontro, conversaremos com a co-fundadora do IBGC, consultora e conselheira de administração Sandra Guerra. A vantagem final desta nova plataforma é que vamos acelerar a disseminação da governança e de melhores práticas em conselhos de administração.

Como instrutor, quais foram suas impressões ante de um ambiente de ensino totalmente on-line? 

A retenção da atenção do aluno no ambiente on-line é diferente, mas sinto que aos poucos todos têm se adaptado e passado por um momento de aceitação do ensino virtual como nova realidade. Os alunos e o próprio IBGC compreenderam as facilidades desta opção, prova disso é que já estamos na quarta edição deste programa à distância. Muitas pessoas estão aproveitando o momento de quarentena para reciclar e atualizar seus conhecimentos. Além disso, por conta da crise, acredito que o IBGC se aproximará mais de entidades internacionais dedicadas à governança, atraindo também alunos estrangeiros para os nossos cursos. 

Qual a importância do curso diante da crise atual? Ele traz reflexões sobre a pandemia?

Penso que a principal reflexão oferecida pelo curso está na importância de se ter um bom conselho de administração, formado inclusive por conselheiros profissionais independentes, de mercado. As empresas estão enfrentando a crise atual com o apoio de seus conselheiros, que estão mergulhando na resolução dos problemas. Acredito que as empresas com bons conselheiros sairão melhores desse momento. A pandemia mais do que reforçou a necessidade de conselhos de administração experientes e bem preparados.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

Notícias da semana: presença de mulheres em conselhos avança pouco

Notícias da semana: presença de mulheres em conselhos avança pouco

31/07/2020

Professores do IBGC apontam em pesquisa lentidão na ocupação de cargos na alta liderança; veja essa e outras notícias

Saiba mais
Artigo apresenta três estratégias que têm dado certo frente à Covid-19

Artigo apresenta três estratégias que têm dado certo frente à Covid-19

31/07/2020

Material foi elaborado com base em pesquisa da Insead com mais de 300 CEOs de nove países sobre efeitos da pandemia

Saiba mais
Pauta de inovação em conselhos é apontada como imperativo para competitividade

Pauta de inovação em conselhos é apontada como imperativo para competitividade

30/07/2020

Cultura da transformação, conhecimento sobre tecnologias e tolerância ao erro são aspectos estratégicos para a perenidade dos negócios

Saiba mais
Atividades essenciais e direito à saúde

Atividades essenciais e direito à saúde

30/07/2020

Artigo provoca reflexão sobre processos decisórios e o exercício do trabalho durante a crise

Saiba mais
“Na crise, empresas que saem melhor são as que sedimentaram governança”, diz Mônica Cordeiro

“Na crise, empresas que saem melhor são as que sedimentaram governança”, diz Mônica Cordeiro

29/07/2020

Coordenadora-geral do Capítulo Minas Gerais conduziu debate sobre a jornada no tema e desafios em meio à pandemia

Saiba mais
Capítulo Santa Catarina apresenta desafios e oportunidades para a governança corporativa no estado

Capítulo Santa Catarina apresenta desafios e oportunidades para a governança corporativa no estado

28/07/2020

Ecossistema de governança corporativa, atuação com associações comerciais e capacitação estão entre as iniciativas levantadas para apoiar as organizações

Saiba mais