Você sabe o que é a terceira linha de defesa das organizações?

Especialistas do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA) detalham conceito em webinar realizado pelo IBGC

  • 07/10/2019
  • Equipe IBGC
  • Eventos

Na estreia do projeto "Comissão debate", em webinar coordenado pelas comissões temáticas do IBGC e realizado na quinta-feira (19 de setembro) com exclusividade para associados do instituto, o presidente do conselho de administração, Rene Andrich, e o diretor de Treinamento e Eventos do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), Antônio Edson Maciel dos Santos, exploraram o conceito de terceira linha de defesa. 

Você conhece esse modelo? Conheça a seguir as definições compartilhadas por Andrich e Santos, do IIA. Acompanhe:

A chamada primeira linha de defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controles de uma empresa abriga equipes que ajudarão a proteger a companhia de forma direta partindo da alta administração, passa pelos controles da gerência e por medidas de controle interno. Nesta etapa, os gerentes operacionais gerenciam riscos, têm propriedade sobre eles e são responsáveis por ações corretivas.

Já na segunda linha de defesa, também ligada a alta gerência, prevê monitoramento e avaliações intensas de controle financeiro, segurança, gerenciamento de riscos, qualidade, inspeção e conformidade. 

Por fim, próxima da alta gestão e também do órgão de governança corporativa, o que inclui conselhos e comitês de auditoria, a terceira linha de defesa está baseada no trabalho de auditoria interna, especificamente. Algumas das funções desta equipe são atuar de acordo com as normas internacionais reconhecidas para a prática de auditoria interna, reportar a um nível suficientemente alto na organização, de modo a cumprir com suas responsabilidades de forma independente, e ter uma linha de reporte ativa e eficaz ao órgão de governança.

Se interessou pelo assunto?

Veja abaixo a apresentação completa na página do IBGC no YouTube disponível para não associados a partir desta segunda-feira (7 de outubro).