Comunidade ESG do instituto realiza imersão na Schumacher College

“Tivemos a oportunidade de aprofundar discussões e aprender com quem já fez a trajetória”, afirma Ricardo Young, um dos coordenadores do programa

  • 17/05/2023
  • Angelina Martins
  • Eventos

Membros da Comunidade ESG do IBGC, formada por egressos dos cursos da Trilha ESG, participaram de uma imersão entre os dias 6 e 12 de maio, na Schumacher College, um centro de referência em estudos sobre sustentabilidade, localizado em Londres, na Inglaterra.

Um dos destaques da vivência, realizada por 17 pessoas, foi o encontro com o próprio fundador da escola, o ativista indiano Satish Kumar, sobre a possibilidade do desenvolvimento de habilidades técnicas, éticas, valores e competências para um mundo sustentável.

Em encontro on-line, realizado no dia 15 de maio, quando os participantes trocaram experiências sobre a vivência realizada, Ricardo Young, que lidera a comunidade com Beatriz Pacheco, ressaltou que ESG é uma cultura empresarial emergente e em permanente construção, e que a ideia da comunidade, além das trocas e apoios, é participar de vivências que sejam significativas, como a da Schumacher College.

“Foi um mergulho no contexto da sustentabilidade, da ecologia profunda; uma vivência de transformação pessoal mesmo. Para poder agir de forma sustentável precisamos ser sustentáveis e esse é um esforço grande. Tivemos a oportunidade de aprofundar discussões e aprender com quem já fez a trajetoria”, observou Ricardo.   

A conselheira Ana Malvestio, que participou da experiência, também enfatizou a questão da transformação pessoal. “A vivência foi construída a partir do nosso interior, do que nós somos para como somos enquanto membros de um mundo, e o que podemos fazer para esse mundo”.

Para a conselheira, nenhuma mudança acontece se não a partir de nós mesmos. “Cada um desta comunidade, apesar da consciência elevada em relação à conservação da natureza, ao consumo consciente, temos a responsabilidade de fazer mais, de sermos ativistas; de repensar toda a forma de conexão com a natureza e com as pessoas, conscientes de nossa pequenez diante da terra e do impacto que produzimos, e trabalhando sempre para transformar nós mesmos e o outro a partir da conexão com o coração”.

A Comunidade ESG do instituto é dedicada a promover o aprendizado contínuo e a inteligência coletiva por meio da curadoria de conteúdo liderada pelos coordenadores do programa; de trocas e atualização de informações; discussão e reflexão sobre experiências e casos reais; networking; e vivências nacionais e internacional em projetos e programas bem-sucedidos, inovadores e inspiradores na perspectiva ESG.

Anteriormente, foram realizadas pela Comunidade ESG imersões na Fazenda Terra Viva (Holambra/SP), na Korin Alimentos (Ipeúna/SP) e na Dengo Chocolates (Ilhéus/Bahia).


Saiba mais sobre a Trilha ESG do Instituto, clicando aqui.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC