Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

Evento no último dia 10 de abril proporcionou trocas e reflexões de especialistas sobre temáticas prioritárias

  • 17/04/2024
  • Da Redação
  • Eventos

Como você está transformando seu modelo de negócio? Essa pergunta abriu o 1º Seminário de Finanças e Governança Corporativa de Minas Gerais, correralizado pelo IBGC e pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), no Renaissance Work Center, em Belo Horizonte (MG).

Valeria Café, diretora geral do instituto fez a abertura do seminário, que teve também a participação de Fábio Abreu (vice-presidente do IBEF-Minas Gerais), Luis Gustavo Miranda de Oliveira e Francine Póvoa (respectivamente, coordenador geral e coordenadora do capítulo Minas Gerais).

Mais de 200 pessoas participaram dos quatro painéis, em que se destacaram os temas:

Ambidestria e sustentabilidade – Marco Castro (PwC e IBEF São Paulo), frisou os desafios e pontos-chave para transformar o futuro. “Tanto no Brasil quanto no restante do mundo, os CEOs veem as mudanças tecnológicas como o principal impulso para a reinvenção; e em segundo lugar, está a preferência dos consumidores”. Nesse contexto, Marco acredita que, caso não se reinventem, quase metade dos negócios não sobreviverá a 10 anos ou mais.

Economia e Finanças: navegando sobre as megatendências – O economista señior do banco Inter, André Cordeiro, afirmou: “Muitos sustos da economia foram sazonais, e isso dá uma segurança para o Banco Central continuar seu processo de flexibilização. A ideia é que a taxa Selic chegue a 8,5”.

ESG: o olhar sobre a inovação sustentável – esse painel contou com a conselheira independente Denise Hills, especialista em sustentabilidade estratégica e inovação, e pioneira na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; e Sérgio All, egresso da primeira turma do programa de equidade racial em conselhos, do IBGC; fundador e CEO da Conta Black, conselheiro da ONG Afrobusiness Brasil.

Sérgio pontuou: “O ESG se tornou um indicador real de sucesso, para além do sucesso financeiro”. E, na mesma linha de pensamento, Denise destacou: “Inovação existe para incluir economicamente uma parte importante da sociedade. Isso sim é inovar.”

Gestão Ambidestra – esse último painel ficou a cargo de Eugênio Mattar, presidente da Localiza&Co que falou sobre o case da Localiza, líder do mercado brasileiro de aluguel de carros.



Acompanhe mais notícias do Blog IBGC, clicando aqui.



Confira as últimas notícias do Blog IBGC