Conheça os desafios de governança do Capítulo Paraná

Segundo Janete Anelli, coordenadora do Capítulo, o ecossistema de negócios local é dinâmico e explora oportunidades

  • 18/03/2024
  • Angelina Martins
  • Bate-papo

Neste início de ano, o Blog IBGC publica uma série de entrevistas com os coordenadores-gerais de capítulos e núcleos IBGC de todo o Brasil, para que sejam conhecidos os ecossistemas e os principais desafios de governança em suas respectivas áreas de atuação.

O primeiro bate-papo é com Janete Anelii, coordenadora geral do Capítulo Paraná, também coordenado por: Adriano Machado, Dirceu Nunes de Faria Júnior, Marcos Leandro Pereira e Nilva Amalia Pasetto. Acompanhe!

Blog IBGC: Como você enxerga o ecossistema de negócios e os desafios de governança na área de atuação do capítulo?
Janete Anelli: A força econômica do Paraná é notável pela diversificação de setores que contribuem significativamente para o Produto Interno Bruto estadual e nacional (ocupando a 4ª posição). O ecossistema de negócios local é dinâmico, adaptando-se às mudanças e explorando novas oportunidades, o que contribui para a resiliência e crescimento contínuo da economia estadual.

A agricultura é uma das espinhas dorsais do estado, com produção significativa de grãos. Na esfera industrial, o Paraná apresenta uma presença marcante em setores como o automotivo, metalurgia, alimentos e papel e celulose. O setor de tecnologia tem crescido - startups e empresas inovadoras ganham destaque.

A sustentabilidade ganha destaque com diversas iniciativas e práticas voltadas para a responsabilidade social e ambiental nos setores de agronegócio e indústria. Um ótimo exemplo é a maior fazenda de placas fotovoltaicas da América Latina, construída em um aterro sanitário.

Quais os desafios de governança na área de atuação do capítulo, para ampliar o seu alcance e a disseminação da governança?
Nossos desafios são relevantes. Superar a percepção de que a governança corporativa é exclusiva de empresas de grande porte é fundamental para que ela se torne parte integrante da cultura e dos valores empresariais, impactando positivamente tanto no discurso quanto nas ações.

O conhecimento (ainda baixo) sobre o tema, muitas vezes visto como complexo e reservado apenas para grandes corporações, penso ser uma das principais razões para a ausência de uma abordagem mais atenta aos benefícios da governança, especialmente em empresas familiares.

Outra dificuldade é a distância das principais cidades (polos) em relação à capital do estado, o que impacta as entregas on-line, pois a conexão virtual não alcança o mesmo nível de proximidade proporcionado por interações presenciais.

Quais as principais agendas a serem priorizadas em 2024?
Estamos planejando 37 ações ao longo do ano, com a maioria delas acontecendo presencialmente, principalmente na capital. O foco vai além de apenas entregar governança; queremos ampliar a percepção dessas entregas para nossos associados e aqueles interessados em se envolver com nossa comunidade de governança. Algumas das ações notáveis incluem:
- Visitas a empresas locais para exemplificar casos práticos de Diversidade, Inclusão, Inovação, Transformação Digital e Boas Práticas de Governança, proporcionando uma compreensão tangível e aplicável.
- Mesa Redonda com a Governança, exclusiva do capítulo Paraná, promovendo discussões específicas sobre governança em pequenos grupos durante o horário de almoço.
- Onboarding Associados para oferecer aos novos parceiros uma compreensão aprofundada do IBGC e das iniciativas do capítulo, além de estabelecer novas conexões.
- Clube do Livro - Governança: Livros & Café" e "Clube do Livro - Governança: Livros & Vinho" em formato mais intimista, fortalecendo laços e aprimorando o conhecimento.
- Eventos com Parceiros: ESG e Eventos com Parceiros: Inovação e Transformação Digital, levando a governança para cidades polo do interior do Paraná e ampliando interações.
- Fórum de Mulheres com encontros presenciais e on-line, proporcionando um espaço dedicado ao debate e compartilhamento sobre diversidade de gênero.
- Governance Celebration, evento realizado na empresa do associado que se torna anfitrião. Proporciona uma atmosfera descontraída com boa comida e bebida, permitindo ao anfitrião destacar suas realizações empresariais. A noite inclui insights sobre a trajetória do capítulo, um case de governança e networking valioso.
- Clube de Discussão on-line para debater agronegócio e inovação e transformação digital.
- Seminário Sul em parceria com os três estados do Sul do Brasil, abordando temas relevantes para a região.
- Mesa Redonda I&TD para debater inovação em encontros presenciais.
- Curso de Conselheiro de Administração, que vem para atender uma demanda represada e amplamente solicitada pelos associados e interessados.
- Seminário de Governança e Finanças com palestras e cases relevantes, explorando tendências e insights valiosos.
- Fórum Temático Família Empresária, para discutir desafios e oportunidades exclusivas enfrentadas por empresas familiares.
- Coquetel de Encerramento a ser realizado no final do ano para celebrar conquistas e fortalecer vínculos em um ambiente descontraído.

Como potencializar o papel do capítulo na região?
Diversas iniciativas foram implementadas em 2023 e outras estão em curso para fortalecer o papel do capítulo não apenas na capital, mas também em cidades e regiões estratégicas. Nosso planejamento é abrangente e inclui a realização de eventos diversos para alcançar um público mais amplo. Estabelecemos parcerias colaborativas, realizamos visitas técnicas em empresas de destaque e promovemos eventos nas empresas dos associados.

Como a governança pode gerar valor para os associados e para o ecossistema de negócios da região?
No capítulo Paraná, a governança não se limita a agregar valor intrínseco às organizações e associados. Ela emerge como uma ferramenta poderosa para promover boas práticas, disseminar conhecimento e democratizar o acesso a conceitos fundamentais. Ao enfrentar os desafios locais, o capítulo busca democratizar esse conhecimento.

Nossa agenda não apenas visa expandir a compreensão e a aplicação da governança, mas também promover uma comunidade coesa e colaborativa, que reconhece a importância desses princípios para o desenvolvimento sustentável do Paraná.

Alinhado ao propósito do IBGC, "Uma governança corporativa melhor para uma sociedade melhor", nosso capítulo busca disseminar não somente boas práticas, mas valores que impulsionem organizações a desempenhar um papel mais significativo na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Ao concentrar esforços na criação de espaços inclusivos de discussão e na integração de setores diversos, aspiramos não apenas fortalecer a governança corporativa, mas também contribuir ativamente para o avanço coletivo da nossa sociedade.


Clique aqui e conheça um pouco mais a área de capítulos do IBGC.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC