IBGC disponibiliza curadoria de conteúdo sobre governança corporativa

Confira análises, estudos e orientações que ajudarão as organizações e a sociedade diante das incertezas causadas pelo coronavírus

Em virtude da pandemia de Covid-19, passamos a refletir ainda mais sobre o papel da governança corporativa em momentos de crise. Por isso, selecionamos a seguir artigos e publicações com o que consideramos de mais completo em análises, reflexões e estudos para enfrentar esse momento de disrupção global. Nossas indicações contemplam publicações do próprio instituto, de parceiros e de entidades de renome nacional e internacional. Essa lista de sugestões é atualizada periodicamente. Outras sugestões podem ser enviadas para [email protected].

Publicações do IBGC relacionadas à gestão de risco e de crise

Covid-19 (Coronavírus), Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações
O IBGC, por meio desta pesquisa, se propõe a compreender como os administradores estão lidando diante ao cenário de incertezas causadas pela pandemia da Covid-19 (coronavírus). Além de apresentar uma visão das medidas que as empresas têm adotado – ou não – visando ao enfrentando da crise.

Caderno 16 | Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação
A publicação apresenta boas práticas de comunicação entre agentes de governança e as demais partes interessadas. O caderno traz também recomendações de como manter uma comunicação transparente em períodos de crise. O capítulo três do documento versa especificamente sobre as práticas de comunicação em crises, o que torna a sua leitura bastante pertinente aos profissionais e agentes de governança instados a fortalecer suas práticas de comunicação durante a pandemia, promovendo um dos princípios básicos da governança corporativa: a transparência.

Caderno 19 | Gerenciamento de riscos corporativos: evolução em governança e estratégia
Caderno de orientações e recomendações de boas práticas em gerenciamento de riscos corporativos, voltado a executivos e conselheiros de administração. A partir do capítulo três, o documento apresenta as recomendações de melhores práticas para a adoção de um modelo de gerenciamento de riscos corporativos (GRCorp). As organizações que estruturaram os seus modelos estão mais bem preparadas para navegar durante a pandemia.

Análises & Tendências 4: Gerenciamento de Riscos
Revista digital do IBGC reúne artigos assinados por especialistas em diversos temas relacionados ao gerenciamento de riscos corporativos, com textos especialmente relacionados à gestão de crises. No artigo de número oito, os autores refletem sobre o risco de reputação e enfatizam a necessidade de uma comunicação objetiva e ativa. Já no artigo 29 é ressaltada a importância e o papel do profissional de riscos em contextos de crises econômicas e pandêmicas, como a que o mundo vive atualmente.


Recomendações e panorama internacional

The Covid-19 recovery will be digital: a plan for the first 90 days
Devido a rápida migração para as tecnologias digitais impulsionada pela pandemia, a consultoria McKinsey mostra como acelerar os recursos digitais nas organizações para acompanhar o ritmo atual.

Ranking de transparência no combate à Covid-19 nos Estados e capitais brasileiras
A Transparência Internacional no Brasil lança no dia 21 de maio um levantamento sobre o trabalho dos Estados e capitais brasileiras durante crise sanitária no país.

The future is not what it used to be: Thoughts on the shape of the next normal 
A crise da Covid-19 é um evento que irá mudar o mundo. O artigo explora sete elementos que as organizações devem considerar ao planejarem o seu "novo normal".

Facing The Covid-19 Pandemic
As empresas precisam lidar com a crise sanitária e econômica da Covid-19 de maneira adequada, e cada nível da estrutura corporativa tem a sua importância para que as melhores práticas sejam adotadas. Este artigo apresenta tópicos que devem ser considerados para o enfrentamento da crise.

OECD Economic Outlook, Interim Report March 2020
Acompanhe na página especial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) as previsões dos impactos do novo coronavírus na economia global e as recomendações para os governos. Há vídeos da conferência de imprensa realizada no começo de março, a apresentação utilizada no evento e o relatório da organização para o mês de março, já contemplando o contexto da pandemia. 

NACD Resource Center: Responding to the COVID-19 Crisis 
Página especial do NACD (instituto de conselheiros dos Estados Unidos) com publicações e conteúdos relacionados à crise do novo coronavírus. Há materiais direcionados às análises constantes de cenários no curto e longo prazos, bem como sobre a avaliação e gestão da crise, e como manter a efetividade dos conselhos neste contexto.

Safeguarding our lives and our livelihoods: the imperative of our time
Artigo especial da consultoria McKinsey reflete sobre os cenários possíveis de redução de danos da pandemia na atividade econômica global e na vida das pessoas, traçando caminhos e ações para equilibrar os esforços em combater o vírus, sem causar declínio das economias e das sociedades contemporâneas.

OECD: Key Policy Responses From The OECD
Esta série da OCDE reúne dados, análises e recomendações sobre crise sanitária, econômica e social (Covid-19), de modo a contribuir para a ação global necessária ao enfrentar esse enorme desafio.

Principles for Responsible Investment (PRI): How responsible investors should respond to the Covid-19 coronavirus crisis
Como administradores de capital a longo prazo, os investidores podem e devem agir agora para ajudar a reduzir os impactos negativos da Covid-19, incluindo: o efeito direto na saúde pública, a gravidade da desaceleração econômica associada ao aprofundamento da desigualdade social.


Ambiente regulatório e jurídico

Notícias CVM relacionadas à Covid-19
Acesse a lista de notícias da CVM que divulgam a atuação da Autarquia no mercado e demais ações. Também é possível buscar uma notícia por data ou por assunto.

Carta IBGC, Amec, IBRI, Anbima e Apimec Nacional à CVM
Carta do IBGC, Amec, Abima, Apimec Nacional e IBRI endereçada à CVM sobre os impactos da Covid-19 na entrega das demonstrações financeiras e assembleias gerais ordinárias no Brasil. 

Medida Provisória do Governo Federal
Devido à pandemia do novo coronavírus o governo federal editou recentemente uma MP com informações relevantes para as companhias acerca da realização das assembleias gerais ordinárias (AGOs). Veja a seguir os principais destaques da MP: (1) as AGOs agora podem ser realizadas até julho de 2020, (2) o conselho de administração/Diretoria podem declarar dividendos, (3) o conselho de administração pode deliberar assuntos urgentes da assembleia, que devem ser ratificado em assembleia posteriormente, (4) os mandatos dos administradores fica prorrogado até a próxima assembleia e (5) possibilidade de realização de assembleias digitais, segundo norma da CVM. O regulador deverá normatizar a possibilidade de quórum digital.

Um guia sobre assembleias
O escritório Veirano Advogados preparou um manual sobre as novas regras para assembleia geral nas empresas.

Legislação Covid-19
Compilado das normas e medidas relacionadas à pandemia do Covid-19, produzido pelo escritório Veirano.

Sobre a responsabilidade dos administradores na pandemia
O escritório Pinheiro Neto Advogados disponibiliza publicação sobre as decisões urgentes e a responsabilidade dos administradores durante a crise da Covid-19.


O papel dos conselhos e das lideranças

Coronavírus: 15 temas emergentes para conselhos e equipes executivas
Mais do que nunca os conselhos de administração e as diretorias executivas estão trabalhando em conjunto para atuar no chamado "novo normal". Confira neste artigo 15 temas emergentes que conselheiros e altos executivos devem considerar durante e após a pandemia da Covid-19.

ICGN: Governance Priorities During the Covid-19 Pandemic
A rede internacional de institutos de governança (ICGN) lançou uma publicação com orientações prioritárias para as companhias e investidores durante a pandemia da Covid-19. A publicação eleva a importância dos fatores sociais como determinantes-chave para a saúde financeira e sustentável das organizações no longo prazo.

Boards of directors in the tunnel of the coronavirus crisis
Este artigo apresenta temas que os conselhos e seus presidentes devem priorizar ao orientar suas organizações em período de incertezas.

Boards in the time of coronavirus
Os conselhos precisam melhorar suas ações e orientar suas organizações para o período pós-pandemia.

Um ano dividido em duas metades: O manual do líder para gerenciar através da crise e na era pós-surto
Neste guia, os especialistas da Korn Ferry compartilham suas ideias sobre como fazer para manter os funcionários e suas famílias em segurança, além de garantir a continuidade dos negócio, orientando você nas principais considerações sobre gestão de talentos e desempenho nas duas partes do ano.

Pacto contra a Covid-19
A Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um guia para lideranças empresariais com sugestões de resposta à crise, cases empresariais e informações para enfrentar a pandemia.

NACD Confronting COVID-19: Actions Boards Should Take
Artigo do NACD propõe ações e medidas que os conselhos de administração devem realizar para lidar com a pandemia.

The Board's Role in Confronting Crisis
Este artigo da EY mostra a importância do conselho de administração no combate as crises através da construção de um programa eficaz com os principais objetivos antes, durante e depois dos períodos de crise.

O coronavírus como um novo risco sistêmico: implicações para a governança corporativa
Neste artigo, a rede internacional que congrega diversos institutos de governança de diversos países do mundo (ICGN) alerta para o risco sistêmico do novo coronavírus e suas implicações para a governança.

Korn Ferry: The Covid-19 Leadership Guide – estratégias para a gestão durante a crise
Este guia para executivos C-level reúne diversos artigos  com recomendações sobre como a gestão deve atual para superar a crise do Covid-19, considerando os impactos imediatos e o planejamento para o futuro.

Aproveite também para assistir os vídeos do IBGC no YouTube

Especial 25 anos do IBGC

Conheça nossa trajetória

Tendências e Práticas de Remuneração de Conselhos e Executivos C-Level

Confira

20º Congresso IBGC | O Fator Humano na Governança Corporativa

Saiba mais

Acompanhe outras notícias no Blog IBGC