IBGC Dialoga discutirá governança aplicada a setores específicos

Valeria Café, diretora de vocalização e influência do IBGC, fala do novo benefício a associados

  • 18/01/2021
  • Ana Paula Cardoso
  • Bate-papo

O ano de 2021 traz para os associados do IBGC um novo espaço colaborativo: o IBGC Dialoga. A iniciativa é mais um benefício criado para atender uma demanda recorrente de seus associados: a troca de experiências em governança corporativa para setores específicos. “A novidade é que vamos incentivar a discussão de boas práticas de governança aplicadas a segmentos no qual o associado atua”, contou Valeria Café, diretora de vocalização e influência do IBGC, em bate-papo com o Blog.  

Para a escolha dos primeiros setores a serem debatidos durante seis meses, a partir de março de 2021, o IBGC lançou uma enquete para que os associados indiquem suas preferências. Os 5 setores mais votados darão início à iniciativa.

De acordo com Valeria, a ideia é facilitar a troca e diálogo entre pares, engajando os associados por meio de encontros sobre temas específicos aos segmentos de seu interesse. será uma espécie de benchmark modelado à governança corporativa.  “A ideia do IBGC Dialoga é efetivamente inspirar o associado a implantar na sua empresa as boas práticas debatidas nos grupos”. Veja a seguir a entrevista na íntegra.

IBGC: O que o IBGC Dialoga traz de novidade?
Valeria Café: Uma das demandas de nossos associados era que o IBGC criasse mais espaços dedicados à troca de experiências voltadas a setores específicos. Imagine que a gente vai pegar o foco deste setor e identificar como os princípios da governança corporativa estão sendo utilizados naquele segmento. Essa troca entre associados permitirá uma visão bem realista de como as melhores práticas de governança corporativa são aplicadas pelos pares. A novidade é essa dinâmica de discutir a governança corporativa aplicada à realidade vivenciada nos negócios. 

Poderia dar alguns exemplos?
Durante as reuniões do IBGC Dialoga poderão ser discutidos casos que fazem parte do dia a dia dos participantes. Por exemplo: como acontece a relação entre diretoria e conselhos de administração? Quais são as questões referentes aos órgãos de fiscalização específicos daquela área de negócio? Quais são os aspectos a se levar em conta na relação entre os órgãos de fiscalização e controle? A quais experiências relativas ao compliance determinado setor deve estar atento?  Os participantes poderão ainda trocar ideias sobre o código de conduta daquele setor e toda a parte de relacionamento entre stakeholders. Para completar, acreditamos que será mais fácil debater sobre o relacionamento entre as partes interessadas, pois será um ponto em comum entre os participantes.

Como vai funcionar a participação IBGC Dialoga?
Vamos contar com a presença de 30 associados por grupo e as reuniões serão moderadas por um facilitador profissional e um especialista do setor.  Os encontros começam em março e as inscrições serão feitas em fevereiro. Faremos ampla divulgação tão logo tenhamos as datas precisas. No momento a gente pede para os associados votarem nos setores de preferência, acessando uma pesquisa já disponível on-line. Nesta enquete há uma lista com cerca de 20 setores sugeridos pela equipe do IBGC. Os 5 primeiros setores mais votados serão aqueles com os quais nós vamos abrir a primeira temporada do IBGC Dialoga

Quais são os critérios para participar?
Basta ser associado e se inscrever. Vai ser por ordem de inscrição, até o grupo fechar com 30 pessoas. E o mais importante é que cada um se inscreva no grupo que vai abordar o setor de seu interesse. Para dar oportunidade ao máximo de associados possível, definimos que somente poderá ser feita uma inscrição por associado a cada semestre. Ou seja, a cada seis meses o associado poderá se inscrever em outros grupos do IBGC Dialoga, mas em um que discuta um setor diferente daquele do qual já participou. 

Os encontros do IBGC Dialoga serão todos on-line, mesmo quando acabarem as medidas de restrição sanitária?
Sim. O grande aprendizado de 2020 é que é possível usar os recursos digitais para manter a integração e os trabalhos colaborativos. A vantagem das reuniões on-line é poder expandir a participação de mais associados espalhados pelo país, ou até fora do Brasil, em nossas iniciativas. Hoje a gente trabalha para que essas experiências sejam tão boas no virtual quanto no presencial. E o IBGC pretende aprimorar em 2021, provavelmente permitindo reuniões híbridas: misturando presencial e virtual. 

Qual é o maior atrativo no IBGC Dialoga?
É a primeira vez que a gente trabalha por setores. E a gente espera ampliar a quantidade de grupos do IBGC Dialoga nos próximos anos. Abordar a governança corporativa por setor já era uma demanda dos nossos associados há algum tempo. Trata-se de uma oportunidade para que pessoas do mesmo setor se conheçam, troquem ideias e identifiquem como levar essas ideias para os seus próprios negócios. É um trabalho de benchmark modelado em termos de governança, porque os associados terão a oportunidade de conversar com pessoas do mesmo setor e poderão identificar quais as melhores práticas a levar para serem aplicadas em seus negócios.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC