Webinar traz debate sobre comunicação em tempos de crise

“O grande desafio é fazer da comunicação virtual uma experiência de conexão positiva’’, de acordo com especialista

  • 31/03/2020
  • Giulia Landriscina
  • Eventos

Em tempos de Covid-19, uma dica preciosa para enfrentar a crise é: seja assertivo em sua comunicação. “O grande desafio é fazer da comunicação virtual uma experiência de conexão positiva’’, disse Marisa Barbara, consultora em Desenvolvimento Humano, em webinar da série IBGC Conecta na terça-feira (31 de março).

Mara Behlau, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, explicou que os líderes são responsáveis em direcionar o comportamento das pessoas, motivar para dar energia e foco ao que precisa ser feito, filtrar informações para facilitar a tomada de decisão e permitir a expressão emocional de sua equipe. Mas como fazer isso?

Quando ficamos isolados e sem contato com os demais, os processos químicos do cérebro sofrem alterações. “Para funcionar direito, o cérebro precisa de teia social, de proximidade, mesmo estando longe”, explica Marisa. Para ajudar a equipe, um líder precisa desenvolver quatro habilidades fundamentais nesse período.  

A primeira delas é ser ágil. Isso significa saber lidar com o novo e, consequentemente, com os erros. Segundo, priorizar tarefas e eliminar o que é desnecessário. Terceiro, trabalhar em equipe. “Não é porque estamos separados que temos que trabalhar sozinhos”, pontua Marisa. Por último, comunicar-se bem. Uma boa comunicação não gera dúvidas e direciona as tarefas a serem executadas, de acordo com a consultora. 

Outra dica valiosa é transformar as ameaças em desafios. A ameaça libera no nosso organismo o cortisol, que paralisa diante do novo. Já os desafios liberam dopamina e adrenalina, fazendo com que a gente vá além do esperado e supere as dificuldades. Em resposta a um internauta, Mara detalhou que no caso das reuniões dos conselhos de administração, em que há um importante desafio a ser cumprido, tem três elementos que garantem o sucesso da comunicação. 

O primeiro deles é respeito, desde o estilo das pessoas até às regras de agenda, tempo da reunião e hora de fala. “Com a diversidade cada vez maior nos conselhos, é importante entender que cada um tem uma forma de se portar”, disse Mara. Em um segundo momento, dar possibilidade aos conselheiros em expressar uma autoestima positiva sobre a situação e compreender sua função em trazer a perenidade para a empresa.  Por último e mais do que nunca, ter atitude em resolver problemas.

A voz humana é a mídia social do momento. Ou seja, a responsabilidade em ter uma comunicação clara e assertiva é de todos. 

Abaixo, confira seis dicas de como obter o melhor de uma reunião virtual, segundo as especialistas:

1) Posicione sobre etiqueta: padronize as reuniões. Qual plataforma vamos usar? O microfone de todos ficará ligado? Quem coordenará a reunião? Previsibilidade dá conforto ao cérebro.

2) Faça o virtual ser mais social: apareça. Seja por vídeo ou por uma foto. Antes de mais nada temos que mostrar que somos humanos e que estamos próximos. Quebre o gelo. Mostre o lugar que você está trabalhando ou conte algo sobre você nesse momento. 

3) Prepare sua imagem: preocupe-se com o enquadramento, a luz e a resolução. Uma boa imagem passa confiança. 

4) Garanta a qualidade de som: certifique-se que todos estão te ouvindo bem. Os ruídos desviam a atenção do cérebro e atrapalham a comunicação assertiva.

5) Abuse dos sinais visuais: em uma reunião com várias pessoas, utilize esse recurso como forma de não atrapalhar a fala do outro. Levante a mão em caso de dúvida ou concorde com a cabeça se está de acordo. 

6) Use canais alternativos como chats: quando for usar tenha um apoio para organizar e não parar o raciocínio caso apresente problemas. 


Veja o evento completo:

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

Executivos compartilham experiências de governança nas operadoras de saúde

Executivos compartilham experiências de governança nas operadoras de saúde

03/06/2020

Webinar debate processos atuais e estratégias para o futuro do setor

Saiba mais
Comitê de Aquisições e Fusões (CAF) passa a fazer parte da ICGN

Comitê de Aquisições e Fusões (CAF) passa a fazer parte da ICGN

02/06/2020

Entidade busca mais interação com experiências internacionais de governança corporativa

Saiba mais
Sandra Guerra: “menos foco no operacional e mais olhos para o futuro”

Sandra Guerra: “menos foco no operacional e mais olhos para o futuro”

02/06/2020

Grande parte do tempo das reuniões de conselho é dedicada a questões fora da alçada dos conselheiros ou relativas ao passado, aponta pesquisa

Saiba mais
Especialistas apontam governança como ferramenta de fortalecimento para o agronegócio

Especialistas apontam governança como ferramenta de fortalecimento para o agronegócio

01/06/2020

IBGC Conecta discute relações entre famílias do setor e governança no pós-crise

Saiba mais
Publicação aponta visões jurídicas sobre práticas de governança em mais de 20 países

Publicação aponta visões jurídicas sobre práticas de governança em mais de 20 países

29/05/2020

Seleção de artigos de associação americana é um dos destaques do Portal do Conhecimento do IBGC em maio

Saiba mais
Notícias da semana: Codim orienta sobre divulgação de informações no cenário de pandemia

Notícias da semana: Codim orienta sobre divulgação de informações no cenário de pandemia

29/05/2020

Velocidade da prestação de informações das empresas deve aumentar para evitar fake news; veja essa e outras notícias

Saiba mais