IBGC manifesta solidariedade e apoio ao Rio Grande do Sul

Instituto encoraja seus associados e o público em geral a contribuir com as pessoas afetadas

  • 06/05/2024
  • Victor Santos
  • IBGC Comunica

As fortes chuvas que vêm impactando o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias já provocaram mais de 80 mortes, e há mais de cem desaparecidos. O último boletim divulgado pelo governo estadual coloca que 364 cidades foram afetadas, e o governo federal reconheceu estado de emergência em 336 delas. Para se ter uma ideia da abrangência, o estado possui 497 municípios. Mais de 120 mil pessoas estão desalojadas, e há mais de 400 mil sem energia elétrica.

Em meio a esse contexto sensível e de repercussão pública, o IBGC encoraja seus associados e o público em geral a contribuir com as pessoas afetadas, considerando o complexo trabalho de recuperação já iniciado [mais informações sobre como ajudar estão no final desta matéria]. Além disso, ouvimos a coordenadora-geral da nossa regional, e também trazemos atualizações sobre as iniciativas do instituto no estado.

Atualizações da regional Rio Grande do Sul
O instituto possui especial ligação com o estado – foi lá que inaugurou a sua primeira regional, o Capítulo Rio Grande do Sul, que celebrou 20 anos em 2023. Atualmente, o capítulo conta com 247 associados, sendo 233 pessoas físicas e 14 pessoas jurídicas.

A coordenadora-geral, Michelle Squeff, contou ao Blog IBGC um pouco sobre a difícil situação vivida pela população. “As pessoas estão atônitas, ainda percebendo a extensão dos danos. Neste momento, todos os esforços estão direcionados para o salvamento de vidas, resgate de pessoas e para a identificação e o mapeamento de iniciativas imediatas, emergenciais, e prioritárias”.

Michelle também descreveu o impacto da tragédia para as empresas. “No caso de Porto Alegre, por exemplo, afetou a região do centro da cidade, e todas as empresas estão sofrendo”, comentou, “tenho falado com muitos associados e associadas, nossas ações não estão totalmente estruturadas, mas estão acontecendo. Cada associado está fazendo o possível à sua maneira, alguns com iniciativas próprias, outros integrados a ações maiores”.

Nas palavras da coordenadora-geral, o cenário pede muitas reflexões por parte dos agentes da governança corporativa. “Como instituição que pensa a governança corporativa, de que forma podemos contribuir para reconstrução de um estado que vive uma situação catastrófica?”, finalizou, “então, quero deixar uma mensagem de solidariedade e um convite para colocarmos a governança a serviço de um pensar reconstrutivo, neste momento de crise. E quero deixar um agradecimento pelos gestos de solidariedade que estão vindo das demais regionais do IBGC”.

Como ficam as iniciativas do IBGC no estado
Todas as atividades do IBGC agendadas para a região, como cursos e eventos, serão remanejadas – e todos os envolvidos serão prontamente avisados dessas alterações.

O instituto também vai organizar rodas de diálogo on-line, para associados e não-associados, sobre temas que poderão ajudar as empresas em períodos de crise. O primeiro diálogo será no dia 13 de maio, às 11h, com Gleuza Josué, diretora de Reparação da Vale, que atuou no caso Brumadinho. O evento será on-line, gratuito e as inscrições estarão abertas em breve.

O IBGC se solidariza com toda a população do Rio Grande do Sul.

Como ajudar
As doações podem ser feitas pelo canal oficial do governo com os dados a seguir:
Chave Pix – CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Conta: SOS Rio Grande do Sul


Mais informações sobre como apoiar podem ser acessadas pelo site https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial

Confira as últimas notícias do Blog IBGC