Notícias da semana: por um capitalismo pragmático

Em artigo, coordenador do Capítulo Santa Catarina do IBGC defende prosperidade além do desempenho financeiro; veja essa e outras notícias

  • 12/06/2020
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Por um capitalismo pragmático

Em artigo no jornal Valor Econômico, o coordenador do Capítulo Santa Catarina do IBGC, Andriei José Beber, que também é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), refletiu sobre os princípios do capitalismo de mercado. Ele citou os resultados do barômetro Edelman Trust, que apontou que 56% dos entrevistados acreditam que o capitalismo, na sua forma atual, faz mais mal do que bem. Leia.

Os limites na atuação do conselho do BNDES

Em sua coluna, o chefe de redação do Valor Econômico no Rio de Janeiro, Francisco Góes, refletiu sobre a atuação do conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e como ela levanta questões sobre limites em termos de boa governança corporativa. O presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz, comentou o assunto. Confira.

Preservação do patrimônio deve ter como principal ativo a família

A coluna do IBGC na revista RI de junho e julho trouxe uma reflexão sobre famílias empresárias do conselheiro de administração do instituto Leonardo Wengrover. "O patrimônio familiar vai muito além disso [patrimônio] e sua semente está na própria família", diz trecho do texto. Confira. A publicação compartilhou ainda texto de um dos fundadores do IBGC Lélio Lauretti, que resgata pontos destacados por ele durante webinar realizado pelo instituto. Leia o artigo completo.

Presidente do CRCSP e diretor do IBGC falam sobre compliance na primeira edição do Encontro de Líderes

Na quinta-feira (11 de junho), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) realizou sua primeira edição do Encontro de Líderes, série de debates com representantes de importantes setores da economia sobre os principais desafios da atualidade. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o diretor geral do IBGC, Pedro Melo, falaram sobre compliance com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs) e organizações contábeis. Confira.

IBGC participa de webinar do Ibratemp sobre o informe de governança das companhias abertas

Para refletir sobre as lições, os desafios e as oportunidades criadas pela criação do informe de governança das companhias abertas nos últimos três anos, o Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) realizou essa semana um webinar com a presença do gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha. O debate contou ainda com a participação de profissionais do mercado como André Camargo, do escritório TozziniFreire, Denide Giffoni, da EY, Diva Freire, da Renner, Grasiela Cerbino, da B3, Claudia Pita, da Evolure, e Maira Carvalho, do Itaú Unibanco. Veja o debate completo.

Coletivo lança guia para empresas

O Diário do Comércio de Minas Gerais repercutiu o lançamento virtual do guia de enfrentando à pandemia para empresas, realizado pelo IBGC, com o Instituto Ethos, a Rede Brasil do Pacto Global, a Transparência Internacional e a Alliance for Integrity, por meio da iniciativa Covid Radar. Artigo do portal Jota também abordou o guia em sua reflexão sobre como devem ser os procedimentos das doações ao governo federal durante a pandemia. 

Presidente da VW deixa comando da marca e pede desculpas ao conselho

Horas antes de deixar o grupo, o executivo-chefe da Volkswagen Herbert Diess pediu desculpas ao conselho de supervisão por ter acusado seus membros de vazar informações prejudiciais. A marca alemã anunciou uma série de mudanças administrativas repentinas no início dessa semana. Confira mais detalhes.

Construtora do grupo Odebrecht nomeia novo presidente-executivo

O conselho de administração da OEC-Odebrecht Construção & Engenharia aprovou um novo presidente-executivo. Marco Siqueira era presidente da OR, empresa de incorporação imobiliária do grupo Odebrecht. Entenda.

Espero que assembleias digitais sejam legado de medidas por covid-19, diz presidente da CVM

Em entrevista ao Estadão, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, disse esperar que as assembleias digitais sejam um legado permanente das medidas tomadas para minimizar o impacto da pandemia no mercado de capitais. Para ele, a medida aprimorou o sistema geral. Acompanhe

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

25/04/2024

IBGC participa do Web Summit Rio 2024

25/04/2024

Conheça novos títulos do Portal do Conhecimento

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?