Notícias da semana: em 1ª assembleia remota, IBGC escolhe novos conselheiros

Estadão repercute resultado das eleições para conselho do IBGC; veja essa e outras notícias

  • 27/03/2020
  • Giulia Landriscina
  • Na mídia

Em 1ª assembleia remota, IBGC escolhe novos conselheiros 

Para garantir a saúde e a segurança dos associados IBGC, em meio à pandemia do coronavírus, a AGO do instituto foi 100% eletrônica. Os associados votaram e escolheram três novos conselheiros de administração do IBGC, que integrarão o colegiado até 2022. São eles: Gabriela Baumgart, do Grupo Baumgart, Claudia Elisa Soares, que tem passagem pela Ambev, Pão de Açúcar e Votorantim Cimentos, e Armando de Azevedo Henriques, presidente da Angra Energy Partners. Deixam o conselho do instituto Doris Wilhelm, Monika Conrads e Vicky Bloch. No total, o IBGC contabilizou 1.193 votos. Confira na coluna Broadcast do Estadão.

Como manter as práticas de governança durante a crise

Em entrevista ao Estadão, o diretor geral do IBGC Pedro Melo falou do cenário de incerteza nos negócios diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “Todo mundo tirou de suas gavetas os diversos planos de crise que estavam lá, de uma forma ou de outra. Com certeza, nenhum dos planos iria prever o que a gente está assistindo agora, mas contêm vários elementos para uma tomada de decisão de coisas operacionais, para que se possa pelo menos manter o mínimo do fluxo dos negócios”, disse o diretor geral do IBGC. Confira! 

Boas práticas de governança em tempos de crise

O coordenador da Comissão de Startups e Scale-ups do IBGC Caio Ramalho explicou em coluna do jornal cearense O Povo que as boas práticas de governança corporativa devem ser acolhidas desde o momento de ideação de uma empresa e são fundamentais para o seu desenvolvimento. Leia mais.  

Enquanto aguardam decisão sobre assembleias, empresas buscam alternativas

Algumas empresas começaram a se preparar para a realização da reunião, caso uma Medida Provisória (MP) sobre o tema, flexibilizando os prazos que constam na Lei das S/As, não saia do papel. Dentre as possibilidades, as empresas analisam a possibilidade da realização do evento em ambientes maiores e mais arejados e com os devidos cuidados para manter a segurança. A discussão foi promovida pelo IBGC em sua nova série de webinars, IBGC Conecta, transmitida via Youtube. Saiba mais. 

CVM será flexível, diz presidente; empresas pedem MP para flexibilizar prazo de assembleias

Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Marcelo Barbosa defendeu que o regulador deve se mostrar flexível "na medida do possível", ante exigências de prazos e obrigações das companhias em tempos de Covid-19. Nesse sentido, a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) vai pedir à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ao Ministério da Economia que facilitem o adiamento das assembleias-gerais ordinárias (AGOs) da temporada 2020, diante da expansão da Covid-19 pelo Brasil. Como o prazo está definido em lei, o entendimento é que a mudança terá que ser feita por meio de Medida Provisória (MP). A Lei das S.A. prevê que as reuniões presenciais de acionistas ocorram nos quatro primeiros meses após o fim do exercício social, em geral até 30 de abril. A recomendação de isolamento, entretanto, criou um impasse para as empresas. Entenda.

BNDES unifica composição de conselhos e número de assentos cai de 45 para 17

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem, via videoconferênca, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu novos nomes para os conselhos do Sistema BNDES, formado pelo próprio banco, pela BNDESPar, braço de participações societárias, e pela Finame, financiadora de máquinas e equipamentos. As indicações se inserem em um conjunto mais amplo de mudanças realizadas na estrutura de governança corporativa do Sistema BNDES, incluindo as três empresas. Veja alguns dos nomes. 

Empresas discutem revisão de dividendos

Com a crise na saúde, o debate em conselho sobre a revisão do montante de dividendos que seriam distribuídos este ano está em pauta. O assunto tem surgido nas conversas entre empresas e escritórios de advocacia, que trabalham na consolidação dos balanços de 2019. O objetivo é resguardar caixa em um cenário ainda de pouca visibilidade sobre os efeitos da pandemia do coronavírus na economia no médio prazo. Veja.

Empresas que já pagaram taxa à B3 para abrir capital poderão fazer oferta de ações até 2021

As empresas e gestoras que estavam perto de fazer uma oferta pública inicial (IPO), de ações ou de cotas de fundos, e tiveram que adiar seus planos por conta da pandemia do coronavírus, que fechou abruptamente a janela para captações, não precisarão efetuar um novo pagamento da taxa de análise e distribuição à B3 –  custo de cerca de R$ 120 mil – quando retomarem as operações. A bolsa brasileira deverá anunciar que aquelas que já realizaram o pagamento, até o fim deste mês. Entenda. 

Sócio do Giraffas é afastado pelo pai após polêmica sobre Covid-19

Alexandre Guerra, acionista e membro do Conselho de Administração do Giraffas, foi afastado da rede de restaurantes após dizer que quem está com medo da Covid-19 deveria temer perder o emprego. O anúncio foi feito pelo pai do empresário e fundador da empresa, Carlos Guerra. "Concordamos que ele deixe de ser acionista da empresa e deixe o cargo de membro do Conselho de Administração. Ele não trabalha na empresa há mais de quatro anos. A relação de pai e filho continuará próxima, amigável porque em casa sabemos conviver com o contraditório", disse o fundador. Acompanhe o caso.

Pedro Parente continuará no comando do conselho na BRF

Após dois anos no comando da presidência do conselho de administração da BRF, Pedro Parente deve renovar seu mandato até 2022. A empresa divulgou a proposta da administração para a assembleia de acionistas agendada para o próximo dia 27 de abril e a tendência é que os acionistas aprovem. Parente pretende consolidar uma nova cultura na empresa. Confira.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC