Novidades no Portal do Conhecimento

Informe-se sobre as publicações recentemente disponibilizadas pelo instituto, com foco em governança corporativa

  • 25/03/2024
  • Angelina Martins
  • Portal do Conhecimento

Entre as publicações publicadas recentemente no Portal do Conhecimento, está o relatório anual 2023 do IBGC, e a pesquisa sobre remuneração dos administradores organizada pelo instituto. Destaque também para estudos da Egon Zehnder sobre conselhos de administração e cyber security. A seguir, confira mais detalhes sobre esses e outros materiais:

Destaques das ações de 2023
No Relatório Anual 2023 do IBGC, são encontrados os destaques das atividades realizadas pelo instituto entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023, bem como informações sobre a nossa causa, governança, estratégia, pessoas e desempenho econômico-financeiro, entre outros assuntos. A publicação segue as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e adota procedimentos específicos previstos pelo Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e pelo Relato Integrado do International Integrated Reporting Council (IIRC).

Pesquisa sobre remuneração
A 9ª edição da pesquisa Remuneração dos Administradores apresenta um panorama sobre os valores e as estruturas de remuneração praticados pelas companhias de capital aberto listadas na bolsa, em relação aos seus conselheiros de administração, conselheiros fiscais e diretores estatutários. De acordo com o documento, ainda falta transparência das empresas na divulgação dessas informações, além de atenção ao preenchimento do Formulário de Referência (FRE).

Motivação do conselho
Para compreender o ambiente e a paisagem em que os conselheiros de administração operam e vão operar num futuro próximo, o estudo global (em inglês) da Egon Zehnder, Rethinking Board Motivation, tem entrevistas e pesquisa, que lançam luz sobre a motivação, dedicação e remuneração desses profissionais em uma série de empresas públicas.

Conselhos como administradores da sustentabilidade
A publicação (em inglês) Boards: Stepping Up as Stewards of Sustainability, da Egon Zehnder em colaboração com o The Sustainability Board Report (TSBR), mostra o quão generalizada se tornou a preocupação dos conselhos com a sustentabilidade. Como indicador, a pesquisa global da TSBR conclui que a porcentagem de conselhos com comité de sustentabilidade aumentou de 54% em 2019 para 80% em 2022.

O caminho para a sala de reuniões
The Path to the Boardroom é composta por uma série de publicações (em inglês) que objetivam auxiliar os profissionais que buscam seu primeiro assento no conselho. A parte I concentra-se na preparação necessária para iniciar o processo; a parte II compartilha estratégias bem-sucedidas em entrevistas; e a parte III oferece orientação para começar bem o novo trabalho.

Cibersegurança
O estudo (em inglês) Cybersecurity: What Boards Need to Know, do programa de desenvolvimento de diretores da Egon Zehnder abordou os desafios multifacetados da segurança cibernética em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Com foco nos riscos de segurança cibernética e na abordagem pelo conselho, a publicação foi organizada por Rahul Tyagi, cofundador da Safe Security, uma das maiores empresas de avaliação de segurança cibernética do mundo, e Nandkumar Saravade, ex-CEO da ReBIT, renomada autoridade em dados de segurança. 


Acesse aqui todo o conteúdo do Portal do Conhecimento.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC