Padrões de sustentabilidade: veja recente divulgação da IFRS Foundation

Anúncio fala de novo conselho em 2022 para desenvolver uma base global e abrangente de padrões de reporte

  • 12/11/2021
  • Gabriele Alves
  • Pelo Mundo

A fundação da International Financial Reporting Standards (IFRS), responsável por desenvolver padrões globais de contabilidade e divulgação de sustentabilidade de alta qualidade, conhecidos como Padrões IFRS, anunciou no último dia 3 de novembro algumas iniciativas para fornecer aos mercados financeiros globais divulgações sobre o clima e outras questões de sustentabilidade.

Entre as iniciativas destaca-se a formação de um novo conselho, o International Sustainability Standards Board (ISSB), para desenvolver uma base global de padrões de divulgação em sustentabilidade a fim de atender às necessidades de informação dos investidores. Ou seja, o ISSB desenvolverá Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, incluindo requisitos de divulgação que tratam dos impactos das empresas em questões de sustentabilidade relevantes para avaliar o valor da empresa e tomar decisões de investimento.

Para consolidar esse conselho, a iniciativa inclui a fusão, até junho de 2022, de organizações líderes de divulgação de sustentabilidade, com foco no investidor, como o Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e a Value Reporting Foundation (VRF), que hoje congregra os padrões da International Integrated Reporting Council (IIRC) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB). 

Além disso, o anúncio fala do trabalho preparatório para o ISSB, por meio da  publicação de protótipos do projeto e de requisitos gerais elaborados pelo Grupo de Trabalho de Preparação Técnica (TRWG). Esse grupo trabalhou ao longo de seis meses para reunir e aprimorar aspectos dos padrões de divulgação das organizações envolvidas, além de produzir  recomendações para consideração pelo ISSB.

Funcionamento do ISSB

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela IFRS, o ISSB trabalhará em estreita cooperação com o IASB - organização que emite os padrões IFRS - garantindo a conectividade e a compatibilidade entre os padrões de ambas as organizações. Os dois conselhos serão supervisionados pelos curadores, que, por sua vez, respondem perante um Conselho de Monitoramento das autoridades do mercado de capitais responsáveis por relatórios corporativos em suas jurisdições. O ISSB e o IASB serão independentes e seus padrões se complementarão para fornecer informações abrangentes aos investidores.

Vários grupos consultivos poderão compartilhar experiências com o ISSB. A assessoria técnica em questões de sustentabilidade, por exemplo, será fornecida ao ISSB por um novo Comitê Consultivo de Sustentabilidade, cujos membros incluirão o Fundo Monetário Internacional, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, as Nações Unidas, o Banco Mundial e outros membros especialistas oriundos de organizações públicas, privadas e não governamentais.

Presença global

O ISSB terá uma presença global e multilocal nas Américas, Ásia-Oceania, Europa, Oriente Médio e África. O envolvimento com as economias em desenvolvimento e emergentes será uma prioridade importante. Escritórios em Frankfurt e em Montreal serão responsáveis ​​pelas funções-chave de apoio ao novo Conselho e pela cooperação mais profunda com as partes interessadas regionais. Escritórios em San Francisco (EUA), após a consolidação com a VRF, e Londres também fornecerão suporte técnico e plataformas para o envolvimento do mercado e uma cooperação mais profunda com as partes interessadas regionais.

Demanda urgente

O anúncio veio em meio a Cop-26 e vai ao encontro de uma demanda crescente e urgente de agilizar e formalizar as divulgações de sustentabilidade corporativa. Participaram deste trabalho: o CDSB, International Accounting Standards Board (IASB), a Financial Stability Board’s Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), a VRF e o Fórum Econômico Mundial e também da International Organization of Securities Commissions (IOSCO).

Além do mais, muitos investidores e reguladores pediram que a IFRS Foundation desenvolvesse iniciativas lideradas pelo mercado e usasse sua experiência na criação de padrões contábeis - usados ​​em mais de 140 jurisdições - para trazer relatórios globalmente comparáveis ​​sobre questões de sustentabilidade para os mercados financeiros.

A decisão dos curadores de criar o ISSB é baseada no feedback recebido em suas duas consultas públicas, discussões com grupos consultivos, diálogo frequente com o IFRS Foundation Monitoring Board e com o apoio da IOSCO e outros. O discurso deles durante a Cop-26 para anunciar a criação do ISSB está disponível em vídeo que pode ser conferido aqui.

Leia também: 3 questões que ajudam a esclarecer a fusão entre IIRC e SASB 






Confira as últimas notícias do Blog IBGC