A educação continuada é uma das maiores preocupações de profissionais em todas as áreas – e em governança não é diferente. Com esse panorama, o curso
Avançado para Conselheiros de Administração, oferecido pelo IBGC, objetiva fortalecer as competências de conselheiros experientes e promove discussões de alto nível sobre seu papel estratégico e transformador no contexto atual do mundo dos negócios.
Para abordar o tema, o Blog IBGC convidou a conselheira Olga Stankevicius Colpo. Egressa do curso, Olga é consultora e conselheira de administração (Banco BMG, Grupo São Martinho e Grupo Solvi). Certificada CCA+ do IBGC, integra também a banca de certificação de conselheiros do instituto e a Comissão de Inovação. Confira:
Blog IBGC: Por que é tão importante para o conselheiro de administração se manter atualizado?
Olga Colpo: Atualização é vital em qualquer ramo de atividade, uma vez que o conhecimento sem renovação torna-se obsoleto e descartável. Para conselheiros, que estão no mais alto escalão hierárquico, e a quem cabe, entre outros, aprovar a estratégia e assegurar a longevidade das organizações, a atualização é um imperativo e um dever.
O que considerar em uma jornada profissional?
A jornada profissional é basicamente constituída por conhecimento permanente, experiência aplicada e a capacidade individual de articulação e posicionamento. Saber fazer a leitura de sinais, antecipar impactos e agir – tudo isso faz a diferença nos desempenhos colegiados e nas contribuições individuais.
Pode nos destacar um pouco do conteúdo programático do curso? Quais os principais temas abordados?
Além de uma viagem sobre os mais importantes temas de negócio, o conteúdo programático traz uma visão abrangente e profunda sobre: governança; temas sensíveis que requerem a análise do conselho; riscos; transformação digital; inovação; entre outros. O curso também busca dar clareza aos deveres e responsabilidades do conselho e de seus membros.
Qual a importância de compartilhar experiências em um curso como esse?
Um dos destaques do curso é a discussão de casos e a troca de experiência e aprendizados entre os membros, fundamental para dar consistência ao conteúdo conceitual e legal.