Pesquisa analisa resultados do primeiro ano do “pratique ou explique” no Brasil

Dissertação aponta que informações concedidas pelas empresas não estavam alinhadas à filosofia de cumprir ou explicar

  • 26/06/2019
  • Mayara Baggio
  • Portal do Conhecimento

A reação das empresas participantes do primeiro ano de vigência do modelo “pratique ou explique” no Brasil foi tema da dissertação de mestrado de Marina Dastre Manzanares no Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disponibilizada na íntegra no Portal do Conhecimento em junho.

A autora concluiu que, na maior parte das respostas fornecidas pelas empresas, as informações concedidas não estavam alinhadas à filosofia de cumprir ou explicar, essência do “pratique ou explique”.

O estudo intitulado The first year of mandatory comply-or-explain in Brazil avaliou o conteúdo e a qualidade das explicações fornecidas pelas companhias ao formulário sobre práticas de governança corporativa requerido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Houve uma grande ênfase na descrição das práticas alternativas adotadas, sem incluir, no entanto, explicações coerentes ou alinhadas às práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa, de acordo com a pesquisadora. Ainda assim, Marina lembra que é cedo para julgar os resultados da iniciativa, a primeira dessa natureza no ambiente corporativo brasileiro.  

Segundo a dissertação, o “pratique ou explique” pode ser de grande ajuda para que as empresas melhorem suas práticas sobre a temática e contem com a assistência de outros participantes do mercado, tais como acionistas, analistas e instituições como o IBGC.

Confira as pesquisas quantitativa e qualitativa sobre o primeiro ano de adoção do “pratique ou explique” feitas pelo IBGC.


Veja também as demais publicações incluídas no Portal do Conhecimento do IBGC em junho:

Pratique ou Explique: Análise Qualitativa dos Informes de Governança Corporativa (2018) - Com o intuito de contribuir com o amadurecimento e fomentar a reflexão dos agentes de mercado sobre o modelo "pratique ou explique" no Brasil, IBGC, EY e TozziniFreire Advogados apresentam uma análise das explicações oferecidas pelas companhias no primeiro ano de vigência dos Informes sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. O estudo também apresenta as percepções de investidores institucionais sobre o primeiro ano do “pratique ou explique” no país e algumas sugestões sobre pontos que as companhias deveriam evitar nas explicações para as práticas recomendadas. 

Governance for SME, sustainability and growth - O documento apresenta um modelo de governança para apoiar o crescimento orgânico das empresas de pequeno e médio porte, oferecendo soluções adequadas aos objetivos em cada estágio de evolução.

Beyond the balance sheet - Este toolkit, elaborado pelo Banco Mundial, tem como objetivo melhorar normas de divulgação e transparência nos países e empresas que trabalha como investidor ou consultor, através de melhores relatórios. Fornece orientação sobre a preparação de relatórios abrangentes e integrados que incluem questões ambientais, sociais e de governança. 

Value of value: the new long-term horizon for business leaders - A história de como a criação de valor é alcançada e sustentada é importante não apenas para os executivos, mas para todas as partes interessadas. A integridade da história de criação de valor é essencial para construir confiança nas organizações.

Proteção de dados no Brasil e no mundo - Uma leitura do que vigora atualmente, a importância da nova legislação e como as empresas e os entes públicos devem se preparar.

Crescer e gerar valor para as futuras gerações - Realizada pela KPMG, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), pesquisa Retratos de Família indica otimismo e perspectivas de expansão.

A reality check for today’s C-suite on Industry 4.0 - O relatório examina o que algumas empresas estão fazendo e devem fazer para gerenciar negócios cada vez mais complexos, além de desafio de incorporar gerações no contexto.

Where are your next top executives? - Um assunto está chamando atenção das empresas de todos os lugares: sucessão de CEOs. Quando o CEO deve sair? Existem candidatos capazes de liderar a organização?

Boardroom guide to CEO progression - Uma empresa é tão boa quanto sua liderança, e ter o CEO certo com habilidades técnicas, experiência e com bom temperamento é crucial.

Closing the gender gap: a missed opportunity for new CEOs - Muitos novos CEOs reorganizam suas principais equipes, mas surpreendentemente, as tornam pouco diversificadas. Podemos fazer melhor?

A time for boards to act - Pesquisa global da McKinsey com mais de 1,1 mil conselheiros de administração investiga o elo entre efetividade nos conselhos e o desempenho financeiro das organizações.

Cyber risk measurement and the holistic cybersecurity approach - Painéis de controle abrangentes podem identificar, dimensionar e priorizar com precisão ameaças cibernéticas para tratamento.

NACD risk oversight advisory council: current and emerging practices in cyber-risk oversight - NACD, PwC e Sidley Austin LLP convocaram uma reunião sobre risk oversight advisory council. A discussão com presidentes de comitês de risco e auditoria de empresas da Fortune 500 focou em práticas de liderança relacionadas à supervisão do conselho sobre os riscos de segurança cibernética. 

NACD audit committee chair advisory council: emerging technologies and the future of internal audit - A NACD, KPMG e a Sidley Austin LLP convocaram uma reunião do conselho consultivo de um grupo de presidentes de comitê de auditoria de empresas da Fortune 500. A discussão concentrou-se na supervisão dos conselhos de tecnologias emergentes e no impacto que a adoção dessas tecnologias está tendo nas funções de finanças e auditoria interna de suas empresas. 

Director compensation report 2018-2019 - O estudo é baseado em dados de 1,4 mil empresas de 24 setores que apresentaram informes ou qualquer outro registro da SEC (U.S. Securities and Exchange Commission) que contenha informações sobre remuneração de diretores para o ano fiscal de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC