Como os conselheiros dedicam tempo dentro e fora das salas do conselho?

Pesquisa do IBGC e da Better Governance mostra impactos da pandemia de Covid-19 nas dinâmicas da alta gestão

  • 12/11/2021
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

Em 2021, 49% dos conselhos de administração indicaram concentrar a maior parte do tempo das reuniões - ou o tempo total dos encontros - para falar de assuntos relacionados ao futuro da organização. Em 2020, este índice era de 39%. Os dados são da segunda edição da pesquisa "Conselheiros: dedicação de tempo dentro e fora das salas de conselho", realizada pela Better Governance e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e lançada no último dia 9 de novembro, em evento transmitido no canal do Youtube do IBGC.

No entanto, quando esses aspectos são avaliados em conselhos consultivos, ocorre  uma inversão de cenário: aumentou de 39%, em 2020, para 43%, em 2021, o número de conselhos consultivos que passaram a dedicar mais tempo, na verdade, ao passado. Para Sandra Guerra, sócia-fundadora da Better Governance, as mudanças geradas pela pandemia no ambiente de negócios exigiram uma capacidade de adaptação estratégica muito maior das organizações.

“Esse pode ser o principal fator de inflexão em relação ao estudo anterior. Os conselhos foram instados a rever os planos da organização frente a uma disrupção sem precedentes. Inclusive, até mesmo o número de conselhos com reuniões dedicadas ao planejamento estratégico aumentou de 2020 para 2021. Foi de 78% para 89% nos conselhos de administração e de 68% para 81% nos consultivos. Os conselhos precisaram rever sua visão de futuro”, analisa Guerra.

Assuntos fora da alçada

Por outro lado, caiu de 37% (2020) para 17% (2021) o índice de conselhos de administração brasileiros que investem mais do que 30% de seu tempo de reunião em assuntos fora da sua alçada, ou seja, a assuntos que pertencem ao âmbito da gestão. Para Luiz Martha, gerente de pesquisa e conteúdo do IBGC à queda se relaciona ao efeito da pandemia. “A discussão estratégica é inerente ao dever do conselho e uma exigência frente às mudanças do ambiente trazidas pelas instabilidades do momento. Ao se abordar mais a questão estratégica, há menos tempo para temas fora da alçada do conselho”, comenta.

O amadurecimento dos conselhos em relação à gestão e às responsabilidades também influencia essa evolução diagnosticada pela pesquisa. Para Martha, apesar de não existir uma métrica sacramentada, quanto menor ou mais próximo de zero o percentual de conselhos com mais tempo focado em assuntos fora da alçada, melhor. “Isso vai significar que, cada vez mais, as responsabilidades de cada instância, conselho e gestão, estão claras e que os temas estão sendo tratados nos fóruns âmbitos adequados”, afirma.

Nesta segunda edição da pesquisa, o questionário foi respondido por 194 conselheiros brasileiros, entre fevereiro e março de 2021, e foi complementado para capturar o impacto da Covid-19 na rotina desses profissionais. Os respondentes atuam em 430 conselhos de diversos segmentos econômicos e tipos de organização.

Acesse a pesquisa completa no Portal do Conhecimento do IBGC clicando aqui






Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC