Pesquisa traça panorama da formação de conselhos na América Latina

Board Members Survey Latam 2021, publicada no Portal do Conhecimento, destaca remuneração e diversidade como desafios aos boards

  • 24/09/2021
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

Pesquisa publicada no Portal do Conhecimento do IBGC e realizada com mais de mil conselhos na América Latina mostra que “31% dos postos dos Conselhos não são remunerados – sem retribuição econômica –, o que ocorre especialmente nas empresas menores e de capital fechado”.

A “Board Members Survey Latam 2021” feita em colaboração entre a Page Executive, a rede de Institutos de Governança Corporativa da América Latina (IGCLA) e a International Finance Corporation (IFC) apresentou ainda que a compensação variável “somente se apresenta em 8% dos casos, enquanto 42% das práticas se concentram em um pagamento mensal fixo que não depende do número de reuniões, apenas 1% por honorários conversíveis em participação no capital da empresa e nos 18% restantes, ocorre um pagamento fixo por reunião”. As informações vêm dos países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru.

Com objetivo de profissionalizar o mercado dos membros dos Conselhos nos países latino-americanos, o estudo destaca o valor da análise referente aos Conselhos e se divide em oito partes:

1) Contexto;
2) Composição dos conselhos;
3) Remunerações;
4) Como chegam aos conselhos;
5) A participação das mulheres nos conselhos;
6) O que dizem CEO e CFO;
7) As habilidades para ser um membro do conselho 
8) Conclusões

Quando o assunto é diversidade de gênero, há uma distância muito grande entre homens e mulheres. Elas têm ficado como minoria em comparação com a representação masculina nessas posições: 20% das empresas participantes têm entre 40% e 50% de mulheres nos seus Conselhos; no 76% restante, as mulheres ocupam menos de 30%. E, no total, somente 4% dos Conselhos têm participação de mulheres maior que 50%.

Por setores, a pesquisa mostra que é no setor de Banco e Serviços Financeiros onde a participação feminina é mais elevada nos conselhos, com uma representação de 23%. Tecnologia, Serviços Digitais, Indústria Farmacêutica elas são 8% dos membros; em organizações sem fins lucrativos e da área da Educação são 7%; Bens de consumo e consultoria e serviços profissionais são 6% e Varejo, Construção, Agrícola e Pecuária configuram apenas 4%. O estudo parte de um era de pós-pandemia, marcada pela necessidade de reativação econômica e pela aceleração da transformação digital.

Além disso, destaca neste contexto o aumento no ativismo social com demandas que exigem um novo papel das instituições que inclui novas aproximações com as lideranças, entre elas os Conselhos. Entre outros destaques, a pesquisa mostra o número de membros ativos nos Conselhos por faixa etária:  37% dos participantes têm entre 51 e 60 anos de idade, enquanto 26% dos dirigentes se encontram entre 41 e 50 anos. Os dados obtidos mostram que a população que se encontra entre 61 a 70 anos é de 23%.

Ao final, o estudo destaca que a demanda aos conselhos hoje é por adaptação à nova realidade, não só de trabalho, mas também econômica e social. Exige-se conselhos com “líderes diversos que tenham conhecimento profundo do negócio, mas principalmente que saibam se adiantar às mudanças e que sejam mais humanos, empáticos, resilientes, capazes de comandar de forma consciente. Hoje, é necessário ter um Conselho que tenha um tenha um olhar de propósito tanto externamente quanto para dentro da própria organização”.

Para conferir outros dados da “Board Members Survey Latam 2021”, acesse aqui





Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC