Publicação aponta visões jurídicas sobre práticas de governança em mais de 20 países

Seleção de artigos de associação americana é um dos destaques do Portal do Conhecimento do IBGC em maio

  • 29/05/2020
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

A fim de analisar práticas globais de governança corporativa do ponto de vista jurídico, a ABA (American Bar Association) International Law Section publicou em maio sua décima edição do The Corporate Governance Review, que reúne artigos de mais de 20 países sobre o tema. A publicação já está disponível no Portal do Conhecimento do IBGC.

Os artigos chamam a atenção pela riqueza de detalhes sobre as questões de governança em cada país citado, levando ao leitor uma visão mais completa sobre as discussões globais em andamento. O texto do Brasil é assinado pelos advogados Marcelo Viveiros de Moura e Marcos Saldanha Proença, do escritório Pinheiro Neto, e faz menções ao Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas, elaborado pelo grupo de trabalho (GT) Interagentes, que contou com a participação do IBGC.

Willem Calkoen, advogado especializado em fusões e aquisições (M&A), direito de valores mobiliários e governança corporativa, apontou que instituições de todo o mundo têm sinalizado interesse no envolvimento com a governança, como governos, parlamentos, entidades internacionais, a imprensa e todos os stakeholders. Para ele, ante um mundo mais complexo, a cada ano que passa a governança se apresenta mais vital e abrangente em meio às adaptações das corporações, segundo trecho do prefácio da publicação. 


Confira outras publicações inseridas no Portal do Conhecimento do IBGC em maio:

Brasil Spencer Stuart Board Index 2019 – A edição 2019 do Board Index Brasil traz informações sobre as tendências e práticas de governança de 186 empresas listadas nos segmentos especiais da B3, a bolsa de valores do Brasil. Em sua quinta edição, o Board Index foca na composição dos conselhos, incluindo dados sobre comitês e práticas de governança corporativa.

Recomendações para a elaboração do currículo do conselheiro certificado do IBGC – Este documento oferece aos conselheiros certificados do IBGC (CCI) uma proposta de formatação de currículo que permite destacar as experiências e conhecimentos adquiridos, em formato relativamente padronizado, facilitando a comunicação em processos de seleção daquele que possa vir a se enquadrar melhor no perfil para conselhos e comitês em formação ou transformação.

Governança corporativa: Covid-19 e o conselho de administração – O objetivo deste artigo é fornecer recomendações genéricas aos conselhos de administração das empresas na identificação, priorização e implementação de uma estrutura de governança para lidar com os desafios apresentados pela Covid-19, além de fornecer uma lista de perguntas que podem ser feitas por investidores e pelo próprio conselho de administração na definição de uma resposta eficaz à crise da Covid-19.

Four ways to advance risk oversight – A EY entrevistou 500 membros de conselhos e CEOs globais para entender suas perspectivas sobre os principais riscos atuais e quais recursos eles precisam para executar melhor a supervisão desses novos cenários.

Governança corporativa, competitividade e formas de financiamento – Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre questões relacionadas ao desenvolvimento da governança corporativa e buscar identificar os possíveis caminhos a serem seguidos.

Governança corporativa: fator preponderante no ativismo de acionistas no Brasil – Este trabalho verificou a relação entre o ativismo de acionistas e os elementos de governança corporativa e desempenho financeiro de 100 empresas brasileiras de capital aberto.

Contratos formais e relacionais entre organizações: proposição de um modelo para análise das características transacionais e das estruturas de governança a partir de casos comparativos – A literatura aponta que a utilização de estruturas de governança formais e relacionais tem papel fundamental na condução e manutenção das relações interorganizacionais. Entretanto, verifica-se possibilidades para discussões sobre composição e função dessas estruturas na presença de diferentes características transacionais.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), Global Network of Director Institutes (GNDI), International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, National Association of Corporate Directors (NACD), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PwC, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC