Cinco competências essenciais para profissionais de secretaria de governança

Visão estratégica e inteligência emocional estão entre os requisitos para atuar com a integração de agentes de governança

  • 04/02/2020
  • Equipe IBGC
  • Cursos

Deter conhecimentos sobre o setor em que sua empresa atua e aplicar as melhores práticas de governança corporativa em diferentes contextos são algumas das responsabilidades do profissional de secretaria de governança nas organizações. 

De acordo com o Caderno 13: Boas práticas para secretaria de governança do IBGC, habilidades como visão estratégica e inteligência emocional aparecem como essenciais para aqueles que desejam desempenhar o papel de articuladores entre agentes de governança dentro das companhias. Trata-se de uma área que pode reforçar de forma significativa a agenda de governança das companhias.

Esse profissional deve zelar por melhores práticas, considerando os ambientes legal, regulatório e voluntário, além de promover constante aprimoramento alinhado à estrutura organizacional em questão e às melhores práticas de governança corporativa adotadas internacionalmente. Acompanhe a seguir mais detalhes sobre cada competência requerida para a função, segundo o Caderno 13 do instituto:

1) Boa comunicação, capacidade de articulação e integração

O profissional de secretaria de governança corporativa atua na promoção do diálogo e da integração entre as partes. Ele deve dar ao presidente do conselho de administração e/ou diretor-presidente ciência de recomendações ou potenciais conflitos e divergências. Por isso, para um desempenho eficaz, o profissional deve possuir tais competências estratégicas, além de empatia e capacidade de entender as necessidades de cada um dos agentes em questão.

2) Ética e confidencialidade 

Como as informações devem ser tratadas de forma reservada, o profissional deve evitar seu uso indevido e assegurar o sigilo de dados confidenciais ou privilegiados. Nesse sentido, são fundamentais compromisso e comportamento éticos, além de postura ilibada em relação à equidade, transparência das informações e eventuais conflitos de interesse.

3) Visão estratégica e sensibilidade

Atuar de maneira preventiva também é uma função do profissional de secretaria. Caso anteveja dificuldades de comunicação entre agentes de governança, ele deve promover ações de alinhamento de interesses, esclarecimento de dúvidas e prestação de informações complementares. 

4) Inteligência emocional e discernimento

Em momentos de estresse, o profissional deve mostrar discernimento e inteligência emocional para evitar que potenciais conflitos ocorram nas tomadas de decisões do colegiado. 

5) Comprometimento, credibilidade e independência

Inspirar confiança entre os agentes de governança também é uma das funções exigidas por esse perfil profissional. O secretário de governança deve demonstrar comprometimento com resultados a serem atingidos e independência diante de interesses ou pressões externas.


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