Veja três dicas para uma boa apresentação em conselhos

Uma narrativa consistente e equilíbrio psicológico são aspectos citados por especialista

  • 08/11/2019
  • Equipe IBGC
  • Cursos

A capacidade de expor questões complexas em um curto período de tempo não é uma habilidade trivial no ambiente corporativo, principalmente em reuniões de conselhos de administração. O especialista em estratégias de negócio, implantação e fortalecimento de governança corporativa, Wilson Carnevalli, garante que apresentar ideias e ainda ter condições de discutir de forma construtiva em conselhos exige preparo e um estudo de boas técnicas de apresentação. Ele, que será instrutor do próximo curso do IBGC dedicado ao tema em São Paulo, deu três dicas para profissionais e executivos que enfrentam esse desafio, confira:


Seja objetivo e conte uma boa história

A precisão e concisão das informações transmitidas em apresentações para conselhos de administração são essenciais, por isso, não exagere nos slides. Em uma exposição sobre um possível investimento, por exemplo, é importante que o executivo esteja pronto para responder quais as razões para investir em tal projeto, quais alternativas e riscos a companhia estaria sujeita. Para Carnevalli, o domínio pleno do assunto ou projeto apresentado é decisivo para a compreensão por parte do conselheiro. “O profissional deve ser senhor da sua narrativa, contar uma boa história”, recomendou.

Coloque todos na mesma página

Desde o início da exposição, se esforce para que todos os participantes da reunião estejam na mesma página. Forneça as informações necessárias para que todos os conselheiros compreendam a ideia que está sendo apresentada, a fim de ganhar a atenção e o interesse total do grupo. “Conselhos de administração agregam variados perfis profissionais, você precisa trabalhar para que todos eles compreendam a mensagem tão bem quanto você”, afirmou.

Mantenha a calma

Pode parecer fácil, mas apresentações dessa natureza, para grupos restritos de alta administração, tiram o sono de muitos executivos experientes. O principal conselho do especialista é: mantenha a calma. “Quando nervosos, os executivos querem mostrar ao conselheiro que tem tudo na mão, acabam colocando muita informação na apresentação e perdendo o controle na narrativa, piorando seu quadro nervoso”, alertou.


Gostou do conteúdo? Se interessou pelo curso? Inscreva-se!

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

26/04/2024

Leia sobre a semana na área de Vocalização e Influência

25/04/2024

IBGC participa do Web Summit Rio 2024

25/04/2024

Conheça novos títulos do Portal do Conhecimento

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março