Plenárias de lançamento do Chapter Zero Brazil estão disponíveis on-line

Destaque é debate sobre papel dos conselhos em relação às mudanças climáticas e o futuro dos negócios

  • 29/06/2021
  • Ana Paula Cardoso
  • Eventos

Em 22 de março, o IBGC oficializou sua parceria com o Chapter Zero, integrante da rede de organizações que mobilizam a alta gestão em prol da questão da redução de emissões de carbono no mundo. O lançamento do Chapter Zero Brazil – The IBGC Climate Forum foi marcado por uma série de debates, transmitidos ao vivo e com participação de especialistas brasileiros e internacionais. 

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir aos webinar, agora poderá encontrá-los na página oficial do Chapter Zero Brazil.  Veja alguns destaques dos eventos que já se encontram disponíveis. Durante as plenárias foram discutidas iniciativas que têm como objetivo contribuir para a redução a zero das emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Veja a seguir os eventos de destaque de lançamento do Chapter Zero Brazil – The IBGC Climate Forum:

1. Mudanças climáticas: o papel dos conselhos e o futuro dos negócios – Lançamento Chapter Zero Brasil. No dia 22 de março o webinar tratou o futuro dos negócios com foco nas mudanças climáticas. O debate discutiu as expectativas das partes interessadas sobre as empresas e a resposta do conselho à crescente pressão sobre as empresas em todo o mundo para a transição para modelos de negócios de baixo carbono. 
Abertura: Leila Loria, vice-presidente do Conselho de Administração do IBGC
Painelistas: 
Carlos Takahashi, CEO da BlackRock Brasil
Franklin Feder, Membro do Conselho de Administração nos EUA e no Brasil, incluindo empresas de capital aberto e privado, bem como ONGs
Karina Litvack, diretora não-executiva na Eni S.p.A., Viridor Waste Management Ltd., fundadora, Climate Governance Initiative
Tasso Azevedo, Coordenador MapBiomas & SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa)
Moderador: Ricardo Young, Presidente do Instituto Ethos, conselheiro de outras organizações brasileiras e voluntário do CGI (Climate Governance Initiative) / Chapter Zero Brazil.
Para acessar o evento clique neste link.

2. Capacidade Climática nos Conselhos de Administração. No dia 23 de março o debate girou em torno das alterações climáticas e o impacto delas no panorama empresarial. As empresas líderes começam a levar o tema do desafio climático para a sala do conselho. As discussões e os debates passaram então englobar a chamada “competência climática” - e como ela pode ser desenvolvida pelos membros de conselhos de administração. 
Painelistas
Pedro Melo, CEO, IBGC
Peter Gleason, CEO, Associação Nacional de Diretores de Empresas nos EUA
Rahul Bhardwaj, Presidente & CEO, Instituto de Diretores de Empresas no Canadá
Susan Hooper, Directora Fundadora, Capítulo Zero; Diretora não-Executiva, Uber UK, Moonpig plc, The Rank Group plc, Affinity Water
Moderadora: Marta Viegas, Chefe da Governação Corporativa do BID Invest (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
Para acessar o evento clique neste link

3. O Brasil no contexto global: iniciativas para potencializar os negócios. No dia 24 de março de 2021, o Chapter Zero Brazil debateu a natureza internacional dos negócios e a expansão das cadeias de suprimentos. Foram ouvidos líderes empresariais brasileiros sobre as medidas tomadas para mitigar o impacto de suas empresas no meio ambiente, na biodiversidade e na sociedade. Também foram exploradas as oportunidades apresentadas pela economia de transição para os setores de mineração, papel e financeiro.
Abertura: Pedro Melo, Diretor Geral do IBGC
Painelistas:
Helle Bank Jorgensen, CEO & fundadora da Competent Boards e membro de conselhos. 
Professor Carlos Nobre, Climatologista e Doutor em Meteorologia pelo MTI. Membro da Academia Mundial de Ciências e Academia Brasileira de Ciências.
Roberto Silva Waack, Visiting Fellow da Chatham House e conselheiro de empresas
Sandra Guerra, Conselheira Independente da Vale
Moderadora: Marina Grossi, CEO do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), membro do conselho de várias organizações.
Para acessar o evento clique neste link

4. O desafio da neutralização. No dia 26 de março o webinar, organizado pelo Chapter Zero Brazil tratou da  complexidade da agenda climática e como esta pauta tem exigido fortes contribuições do setor produtivo, quem vem buscando cada vez mais compensar e neutralizar as emissões de carbono em suas atividades e na cadeia de valor. O painel refletiu sobre os desafios e oportunidades de diferentes setores para entender as mudanças climáticas, mitigá-las, recuperar e neutralizar as emissões de carbono.
Abertura: João Redondo, coordenador do Chapter Zero Brasil
Painelistas:
Ieda Gomes Yell, Conselheira Independente em empresas listadas e privadas (Brasil, Reino Unido, USA e França)
Renato Franklin, CEO da Movida
Roberto Schaeffer, Professor Titular de Economia da Energia do Programa de Planejamento Energético da Coppe / UFRJ
Walter Schalka, CEO da Suzano
Moderadora: Clarissa Lins, sócia fundadora da Catavento, membro de comitês e conselhos de administração e voluntária do Chapter Zero Brasil.
Parac acessar o evento, clique neste link. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC