IBGC lança segunda edição do Programa de Mentoria para Startups

Em parceria com Cubo Itaú, Distrito Fintech e BNDES Garagem, evento de lançamento apresentou 11 startups a seus mentores

  • 28/07/2021
  • Gabriele Alves
  • IBGC Comunica

O IBGC acaba de lançar, em parceria com o Cubo Itaú, Distrito Fintech e BNDES Garagem, a segunda edição de seu Programa de Mentoria para Startups e Scale-ups, com o objetivo de apoiar o crescimento exponencial e sustentável de startups brasileiras, por meio de boas práticas de governança corporativa. A ideia é contribuir  com a inserção de princípios e valores de governança no ecossistema de inovação, desde o início dos empreendimentos, ao mesmo tempo, encorajar a construção de uma visão crítica de conselheiros profissionais que desempenharem o papel de mentores no programa.

Nesta segunda edição, foram selecionadas 11 startups indicadas pelos parceiros. Enquanto isso, o IBGC fez a indicação de 11 mentores, por meio de processo seletivo que contou com mais de 100 inscritos. Esta seleção partiu de uma análise detalhada sobre o momento e desafios de cada startup indicada. “Todos os mentores são conselheiros certificados pelo IBGC e isso significa que passaram por um processo robusto de avaliação de perfil. Todos com grande conhecimento em gestão e governança, além de uma grande vivência no ecossistema de startups”, compartilhou Lucas Legnare, gerente do instituto e membro da equipe organizadora do programa, durante o evento de lançamento em 27 de julho. 

Neste sentido, o programa de mentoria do IBGC se diferencia de outros programas por dispor de um corpo técnico qualificado com conhecimentos em boas práticas de governança, além de contemplar muitas vivências do mercado de startups.

Novidades da edição 

Ainda durante o evento de lançamento, reservado a todos os mentores e startups participantes, além do grupo organizador do programa, os parceiros puderam falar sobre as iniciativas que representam e as expectativas para o programa. Além disso, todas as startups puderam fazer uma breve apresentação sobre sua atuação e conhecer seus mentores que também comentaram sobre o seu histórico profissional e experiências que serão fundamentais para ajudar essas empresas a interpretar e aplicar o framework de governança, considerando os desafios mais urgentes dessas organizações.

Renata Zanuto, co-head do Cubo, destacou que há um ganho para todos quando se somam forças aos hubs de inovação aberta e a aceleradoras como o Cubo. “Há muito disso no que a gente se propõe a fazer. Uma dessas forças é o que estamos fazendo com o IBGC. Estamos somando forças para gerar mais valor para as nossas startups”, ponderou.

Cintya Rosa, do Distrito, plataforma de inovação aberta, por sua vez, contou que essa iniciativa do IBGC é muito importante, porque toca no principal desafio dos empreendedores: a própria governança corporativa. “Hoje, no Distrito, temos cerca de 700 startups e observamos que a taxa de mortalidade é muito alta, principalmente no período inicial da empresa, por isso é importante elas estarem voltadas para temas tão estratégicos como este”, afirmou.

Já o novo parceiro, BNDES Garagem, iniciativa criada pelo BNDES para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação, além de apoiar startups brasileiras, foi representado por Bianca Proença, gerente do programa, que ressaltou o quanto a governança é válida para os níveis e portes de cada startup. “É fundamental para o sucesso da startup adequar o nível de governança à realidade e ao seu porte usando uma trilha para acompanhar a evolução desta governança de modo a não engessar a empresa e mantê-la, na verdade, sempre ágil'', descreveu Proença.

As próximas etapas abrangem o segundo semestre de 2021 e as fases de realização e finalização. Na primeira, mentores e empreendedores realizam sessões individualizadas de mentoria e participam de eventos coletivos, além de ampliarem o relacionamento com profissionais especializados nas suas respectivas áreas de conhecimento. Já na fase de finalização, os parceiros e o IBGC realizam um workshop final para avaliação e demais apontamentos pertinentes à participação da startup.

A seguir, apresentamos a lista com as startups selecionadas nesta edição e que serão mentoradas pelo programa do IBGC:

Pickcells 
Troca 
Um grau e meio
Maisentregas 
Docato 
Beetools
PinPeople 
Linker 
Openbox 
Nobis 
Money Money 

Acompanhe outras notícias do IBGC Comunica, clicando aqui. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC