Carga horária

26

13
Créd.

Secretaria de governança corporativa: como estruturar a área e gerar valor à organização

Categoria: Governança - Público: Secretários de conselho

Sobre o curso

Este curso aborda a missão e o senso de proposito da função organizacional Secretaria do SGC - Sistema da Governança Corporativa. Discute a abrangência de atuação, despertando nos (nas) participantes o senso crítico sobre os modelos de G.C. adotados. Qualifica os (as) participantes a identificar e a promover melhorias nas relações entre o conselho de administração e a gestão, e a implantar maior consistência de atuação dos órgãos do SGC.

Saiba mais sobre a Trilha da Governança.

Principais temas abordados

  • Introdução e Alinhamento de expectativas;
  • Conceitos, Princípios e Pilares de Governança aplicados a secretaria do SGC;
  • A Secretaria do SGC – Componentes e Ferramentas do Sistema de GC;
  • Avaliação do SGC;
  • Responsabilidade, Competências e Perfil dos profissionais;
  • Secretaria do SGC na estrutura organizacional;
  • Modelo de diagnóstico empresarial no momento atual do SGC;
  • Relacionamentos e evolução da Secretaria do SGC;
  • A experiência Internacional;
  • Elaboração do projeto de otimização da função organizacional.

Jornada do Aprendizado

I. Atividades on-line

A interação on-line é realizada através do Canvas, plataforma de aprendizagem que possibilita a comunicação entre alunos e professores por meio de fóruns de discussão, acesso à leituras prévias, materiais de aula e publicações IBGC a fim de garantir o melhor aproveitamento do curso.

Com o intuito de promover a interação e networking entre os alunos, incentivamos o envio do vídeo de apresentação pessoal, onde o aluno deve relatar suas experiências e compartilhar as expectativas em relação ao curso.

II. Aula Inaugural e Sessão de networking

Realizaremos 1 encontro on-line  com os participantes do curso e os instrutores, que acontecerá através das ferramentas de interação on-line.

Neste encontro on-line serão propostas atividades para networking entre os alunos da turma.

III. Aulas ao vivo


Aulas ao vivo com exposição do tema e a participação de profissionais atuantes como agentes do Sistema de Governança Corporativa, complementada por entrevistas com convidados e exemplos práticos de suas diferentes formas de implantação e atuação. Leituras prévias e exercícios práticos.

Público

Executivos que apoiam a governança das organizações, como secretários de conselho de administração e de comitês, diretores e gerentes de governança.

Objetivos

  • Apresentar o escopo ampliado da secretaria de governança e sua contribuição para a eficácia e manutenção das melhores práticas;
  • Discutir os modelos de secretaria e seu posicionamento na estrutura organizacional;
  • Instruir como identificar as funções, responsabilidades, funcionamento e relacionamentos da secretaria com todos os agentes da governança;
  • Instruir como identificar o perfil e a competência dos profissionais responsáveis por essa atividade;
  • Auxiliar na construção de um plano de implantação de secretaria do sistema de governança.

Publicação relacionada a este curso